Economia

Brasil Mais aumenta em até 20% a produtividade de indústrias do PR

Por Jornalista Luciana Pombo

20/05/2021 às 10:07:17 - Atualizado há
G1
Com mentorias conduzidas pelo Sistema Fiep, indústrias paranaenses que participam do Brasil Mais reduzem custos de produção O último trimestre de 2020 foi marcado pelo crescimento da produção industrial paranaense. Somente em dezembro, a alta foi de 18% na comparação com o mesmo mês em 2019. A indústria se reinventa em período de retomada econômica e, para isso, conta com programas focados em produtividade, como o Brasil Mais. A iniciativa do Governo Federal tem como objetivo melhorar a gestão e a competitividade dos negócios e, no Paraná, é conduzida pelo Sistema Fiep por meio do Senai.

São 12 semanas de mentoria para a formação de times de Melhoria de Produtividade dentro das indústrias, utilizando ferramentas de manufatura enxuta. O ganho de produtividade fica em torno de 20%, mas a instituição já observou resultados ainda maiores. "O Brasil Mais tem a participação de mais de 300 indústrias paranaenses e o ganho médio no processo produtivo objeto da mentoria é de 38%", destaca Felipe Couto, gerente de Tecnologia e Inovação, e responsável pelo programa no Paraná.

Expertise para produzir mais e melhor

Na Cequipel, fabricante de móveis corporativos e escolares, a participação no Brasil Mais reduziu em 27,8% os custos produtivos. O diretor industrial da empresa, Lucas Oppitz, conta que a mentoria do Senai do Paraná ajudou a acelerar mudanças que a Cequipel já planejava implantar. "Aprendemos a utilizar ferramentas como o mapeamento de fluxo de valor, que analisa o processo produtivo desde a entrada da matéria-prima na fábrica até o produto acabado. Identificamos desperdícios na produção e atividades que não estavam agregando valor", conta.

Como objeto da mentoria, a indústria escolheu um item de seu portfólio, o conjunto escolar. Mas o aprendizado com as ferramentas trazidas durante a mentoria hoje estende-se para outras linhas: "Além desse ganho específico, agora temos a expertise de realizar o mapeamento de fluxo de valor em outros produtos. Enxergamos de forma mais clara quais são nossos gargalos de produção e atuamos para minimizar as atividades que não agregam valor, produzindo mais com a mesma estrutura de pessoas, máquinas e espaço físico", complementa Lucas.

Indústrias já podem se inscrever para a mentoria de 2021

As inscrições para o programa Brasil Mais em 2021 estão abertas e o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, trabalha de duas formas: em etapas coletivas com até oito indústrias ou individuais, dentro da empresa participante. Felipe Couto reforça que toda a mentoria é voltada para reduzir custos de fabricação, sob diversos aspectos: "Auxiliamos na implantação de ferramentas de produção enxuta focadas em redução de perdas, tempo de fabricação e máquinas paradas, e na otimização da alocação de colaboradores, entre outros".

O perfil de empresas é definido por um recorte feito pelo Governo Federal e pelo Senai, de acordo com o CNAE (Classificação Nacional de Atividade Econômica) e o porte da indústria – entre 11 e 499 funcionários. O investimento é de R$ 2,4 mil, tem subsídio do Senai e as indústrias paranaenses associadas aos sindicatos patronais têm acesso a um valor especial. Para o diretor industrial da Cequipel, o conhecimento interno adquirido é um benefício a longo prazo para todas as empresas: "A mentoria foi bastante prática, fomos preparados para coletar informações, fazer análises e entender como puxar a produção de acordo com os últimos processos da fábrica", finaliza Lucas.

O Brasil Mais é uma das iniciativas do Sistema Fiep em prol de soluções práticas e orientadas à resultado na fábrica. As indústrias interessadas podem se cadastrar pelo site do Senai no Paraná.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo