Polícia Últimas Notícias

Cidade do Rio vai receber projeto de combate ao feminicídio do governo federal

Por Brasil de Fato

19/06/2023 às 22:32:43 - Atualizado há
Brasil de Fato

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve na capital fluminense nesta segunda-feira (19) para anunciar que o Rio de Janeiro vai receber uma unidade da Casa da Mulher Brasileira, um projeto do governo federal de combate à violência contra a mulher.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública e o Ministério das Mulheres já haviam anunciado, em maio, a parceria para a construção de 40 Casas da Mulher Brasileira nas capitais e em alguns municípios do interior. O serviço já está em funcionamento em cidades como São Paulo e Brasília.

No Rio, a Casa da Mulher Brasileira será uma parceria entre as três esferas de governo e vai integrar no mesmo local serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra a mulher. O projeto vai custar R$ 14 milhões.

A Casa da Mulher Brasileira vai oferecer serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério Público, Defensoria Pública, promoção de autonomia econômica, cuidado das crianças, alojamento de passagem e central de transportes para a rede de atendimento nas áreas de saúde e assistência social.

O ministro Flávio Dino também anunciou acordos de cooperação de fortalecimento da segurança pública no Rio, com doação de equipamentos e veículos ao Estado.

Políticas públicas

A Prefeitura do Rio conta com 21 equipamentos de promoção dos direitos da mulher, acolhimento e combate à violência, entre eles três Casas da Mulher Carioca, dois Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAM), e o Abrigo Cora Coralina.

A secretária de Políticas e Promoção da Mulher do Rio, Joyce Trindade, destaca que a Casa da Mulher Brasileira explicou que a gestão do espaço será responsabilidade da Prefeitura e impulsionar ainda mais o enfrentamento à violência contra a mulher.

"A Casa tem o propósito das mulheres já saírem de lá com os encaminhamentos necessários, juntando as forças com o Judiciário, Ministério Público, órgãos da polícia. É mais um instrumento para garantirmos a vida das mulheres", disse.

Segundo a prefeitura, o Cartão Mulher Carioca, auxílio financeiro emergencial no valor de R$ 500, já impactou mais de 1.500 pessoas. O programa garante recursos para mulheres em situação de violência e vulnerabilidade econômica e social.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo