Geral Destaque

Ponta-grossense com doença rara nos olhos pede ajuda para custear cirurgia urgente

Por BNT Online

07/06/2023 às 02:38:20 - Atualizado há

Uma moradora de Ponta Grossa, atualmente residindo em Matinhos, no litoral do Paraná, está fazendo um apelo para arrecadar fundos para realizar uma cirurgia nos olhos.

Kimberly Marcondes de Azevedo, de 28 anos, foi diagnosticada com a doença Ceratocone que está em estado avançado e busca desesperadamente a realização desse procedimento, que é a sua única esperança.

Para arrecadar os R$6.800 necessários, Kimberly criou uma vaquinha online e conta com a solidariedade de toda a comunidade. Segundo ela, o Sistema Único de Saúde (SUS) não realiza esse tipo de cirurgia, deixando a jovem em uma situação delicada. Caso não seja operada a tempo, ela corre o risco de perder a visão ou ter que passar por um transplante de córneas, o que torna a cirurgia particular a única alternativa.

O Ceratocone é uma doença genética rara que afeta a estrutura da córnea, sendo caracterizada pela redução progressiva da sua espessura central, formando uma saliência em formato de cone. É uma doença de caráter hereditário e evolução lenta, que se manifesta mais entre 10 e 25 anos, mas pode progredir até a quarta década de vida ou estabilizar-se com o tempo. A enfermidade atinge cerca de 150 mil pessoas por ano no Brasil e pode atingir os dois olhos de maneira assimétrica, ou seja, o distúrbio pode afetar mais um olho que o outro.

Kimberly descobriu a enfermidade há cerca de 4 anos, quando começou a enfrentar dificuldades para enxergar enquanto estudava em um curso de manicure e pedicure. Atualmente, ela sente dores intensas e está perdendo a visão em ambos os olhos.

Segundo os critérios médicos, se um olho apresenta comprometimento acima de 60%, é necessário realizar um transplante de córneas. No caso de Kimberly, o olho direito está com 57% de comprometimento e o olho esquerdo com 53%. A cirurgia é urgente para evitar uma perda total da visão.

Cada procedimento ocular custa R$3.200, além da taxa da instrumentadora. Kimberly, porém, não tem condições financeiras para arcar com esse valor. Qualquer contribuição, por menor que seja, é extremamente importante nessa luta pela saúde e visão de Kimberly.



Fonte: BNT Online
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo