Política Alep

Deputados paranaenes repudiam fala de Gilmar Mendes e não economizam nas críticas

Durante a sessão desta terça-feira (09), Alep foi palco de repúdio e muitas críticas ao ministro do STF; confira.

Por REDAÇÃO

11/05/2023 às 14:20:40 - Atualizado há

A fala do ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, gerou indignação, revolta e repúdio de grande parte dos paranaenses e também dos deputados estaduais que fizeram o uso da tribuna na sessão desta terça-feira (09) na Alep para cobrar um posicionamento oficial do presidente, deputado Ademar Traiano.

"Curitiba gerou Bolsonaro e tem o germe do fascismo", foi a fala que causou grande repercussão, revolta e repúdio, durante a participação do Ministro do STF no Programa Roda Viva na noite de ontem (08).


Confira o posicionamento dos deputados.

Denian Couto (PODEMOS)

O primeiro parlamentar a se pronunciar na tribuna foi Denian Couto (Podemos). Revoltado, além de repudiar a fala do ministro cobrou um posicionamento oficial da casa. Para Denian, Gilmar Mendes rasgou a toga e teve um comportamento que não condiz com de um magistrado. "Gilmar Mendes no Supremo Tribunal Federal atua politicamente, ele é voz da política e não voz da justiça", enfatizou Couto.


O deputado também citou falas de outros Ministros do STF contra Gilmar Mendes.


Denian também chamou a atenção de que o ministro deveria falar nos autos dos processos e não na mídia. "Juiz não tem que dar entrevista, juiz fala nos autos do processo, mas Gilmar Mendes não se comporta como magistrado, se comporta como político. Deveria renunciar ao mandato, se tivesse dignidade", afirmou.


O parlamentar ainda concordou com uma fala do Ministro Barroso quando disse à Mendes que ele sempre está atrás de algum interesse. Deniam ressaltou ainda que dentre os 11 ministros, Gilmar Mendes é aquele que pior atua no sentido do interesse público.


Flávia Francischini (União Brasil)

A deputada Flávia Francischini (União Brasil) classificou com um dia triste para o Paraná E comparou a Operação Lava Jato com a operação contra máfia italiana "Mãos Limpas", cobrando posicionamento dos ministros do STF, em especial do ministro Edson Fachin, sobre a ofensa proferida por Gilmar Mendes aos curitibanos e paranaenses.


Fábio Oliveira (PODEMOS)

"Fala extremamente ridícula", disparou o deputado Fábio Oliveira (Podemos). Foi o início da fala do parlamentar na sessão de terça-feira (09).


O deputado classificou a fala de Gilmar Mendes como aterrorizante e ressaltou que além de não respeitar a posição como ministro, Gilmar Mendes reforçou o discurso de ódio.


"Ódio do bem, parece que é o que está acontecendo nos últimos dias aqui no Brasil", lamentou.


Fábio ressaltou a irresponsabilidade do ministro e chamou a atenção para o significado de fascismo.


"Esses rótulos relacionados a fascismo e comunismo estão sendo, de maneira frequente e de forma indiscriminada, usada contra grupos e comunidades que simplesmente são contrários a um ponto de vista", frisou.


O parlamentar lembrou que a Operação Lava Jato foi a maior investigação contra a corrupção do país, tendo Curitiba como palco, trazendo à luz o maior roubo contra os cofres públicos.


Por fim, o deputado mandou um recado à Gilmar Mendes;


Delegado Tito Barrichelo

O terceiro mais votado na capital do Paraná, o deputado Delegado Tito (União Brasil) deixou patente que não vai aceitar, mesmo que seja um ministro do STF, palavras pejorativas em relação a Curitiba e fez um requerimento de Moção de Repúdio a fala de Mendes e também propôs uma Audiência Pública de Desagravo.


"Precisamos tomar providências sobre falas descabidas que denigrem da nossa capital", chamou a atenção para o presidente da ALEP´, Ademar Traiano.


O parlamentar ainda criticou o modelo inquisitivo do processo que hoje corre no STF, diferente de como foi na Lava Jato.


Indignado, o parlamentar afirmou que não tem medo de falar, mesmo que tenha o mandato cassado e suas redes social derrubadas.


Ricardo Arruda

O deputado Ricardo Arruda (PL) não compareceu a sessão desta terça-feira (09) por motivos de saúde, mas nos enviou um áudio repudiando a fala do ministro Gilmar Mendes.


Arruda ressaltou que o ministro foi leviano e odioso criticando uma população inteira.


O parlamentar defendeu os paranaenses, "População trabalhadora que respeita as leis, que respeita a Constituição Federal, tudo que o senhor não o faz e é bem pago para fazer". ainda mandou um recado ao ministro do Supremo.


Ricardo Arruda ainda criticou a atuação de Gilmar Mendes no SFT e mandou um recado. "O senhor tem que lavar a boca para falar dos curitibanos e de qualquer brasileiro de bem, o senhor não tem moral para falar ou julgar qualquer brasileiro", repudiou Arruda.


O líder do Partido Liberal (PL) na Assembleia, Delegado Jacovós, também não esteve presente na sessão de hoje (09), mas mandou através de nota seu posicionamento quanto a fala do ministro Gilmar Mendes.


Jacovós considerou deselegante e "não pontual" a fala do Gilmar Mendes. "O ministro quis se referir a possíveis atos de abuso de autoridade praticados durante a operação Lava Jato, mas deveria apontar quem extrapolou os limites legais, pois sua fala generalizada, ofende a própria Justiça. Ainda deixou de considerar as mais de 300 condenações por corrupção, lavagem de dinheiro e recuperação de ativos aos cofres públicos de mais de 6 bilhões de reais. Muitas destas condenações, ratificadas pelo próprio STF", ressaltou Jacovós.


Fonte: Umuarama News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo