Geral TRÂNSITO

Avanço de sinal representa metade da média de 3 mil infrações/mês em Umuarama

Cerca de 3 mil infrações de trânsito são registradas por mês em Umuarama, o que indica uma média de 100 por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram).

Por Da Redação

05/05/2023 às 19:32:25 - Atualizado há

Cerca de 3 mil infrações de trânsito são registradas por mês em Umuarama, o que indica uma média de 100 por dia, de acordo com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram). Desse total, em torno de 1.600 infrações cometidas indicam avanço do sinal vermelho e são flagradas por câmeras instaladas nos semáforos.

Considerando que poucos desses sinalizadores possuem câmeras de avanço de sinal e parada na faixa de pedestres, é consenso que o volume deste tipo de infração grave seja muito maior, avaliou o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, durante a abertura da campanha Maio Amarelo na última quinta-feira (4).

Por isso o município planeja ampliar gradativamente o número de câmeras em semáforos da cidade, priorizando locais de grande movimento. O avanço de sinal vermelho representa uma fatia considerável dos acidentes registrados em Umuarama, muitos deles com vítimas.

"Se conseguirmos fazer os motoristas respeitarem a sinalização certamente reduziremos o índice de acidentes, polpando vidas e evitando transtornos e prejuízos", justificou. No lançamento do Maio Amarelo, o prefeito Hermes Pimentel comentou sobre os investimentos do município em segurança, no trânsito e em infraestrutura para melhorar a mobilidade urbana.

"Estamos cuidando bem da nossa malha viária, da manutenção e recuperação do asfalto, da conservação e melhorias na sinalização, da fiscalização com os agentes de trânsito e agora, com a campanha, queremos estender também a conscientização dos motoristas", afirmou.

Pimentel anunciou a intenção de ampliar significativa no número de câmeras de avanço de sinal. "Esta é uma infração grave e perigosa que, infelizmente, é muito comum em nossa cidade. O condutor que 'fura' o sinal vermelho coloca sua vida em risco e a de terceiros. Alguns não disfarçam a atitude nem diante dos semáforos com câmera. Os flagrantes do sistema de monitoramento são absurdos", apontou.

Programação

O Maio Amarelo tem um longo cronograma de ações, programadas até o final do mês. Nesta sexta-feira foi realizada blitz educativa às 16h na avenida Parigot de Souza, próximo ao Bosque dos Xetá, e panfletagem às 16h em frente a Guarda Municipal, na avenida Padre José Germano Neto Junior, durante a feira livre.

A agenda continua no sábado, 6, com um exercício simulado de acidente de motos realizado pelo Corpo de Bombeiros às 9h30, na Praça Arthur Tomas. Na segunda-feira, 8, haverá palestra para motociclistas que trabalham com entregas às 8h, na sede da Sestram, e palestra às 20h na Casa da Amizade do Rotary Club.

As palestras continua na terça-feira (8h no anfiteatro da Indústria de Alimentos Zaeli e 12h novamente na Casa da Amizade) e na quarta-feira (20h na Casa da Amizade). Na quinta-feira, 11, haverá palestra para os atiradores do Tiro de Guerra 05.012 e panfletagem nas imediações da unidade militar, na avenida Duque de Caxias, a partir das 7h, com o apoio do subtenente Wendel.

As ações são conduzidas pela Diretoria de Trânsito (Umutrans), sob o comando do diretor Reginaldo Barros, com a participação dos parceiros da campanha Maio Amarelo – guarda Municipal, Detran/Ciretran, Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão da Polícia Militar, TG, Aciu, Sest/Senat, associação dos trilheiros, Rotary e Lions.

(Reportagem: Assessoria)

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania