Polícia Assédio Sexual

Professor da rede estadual de ensino do Paraná é denunciado por 11 crimes de assédio sexual, diz MP

Crimes ocorreram em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba; são oito vĂ­timas, de acordo com a promotoria.

Por g1 PR

02/05/2023 às 12:32:23 - Atualizado hĂĄ
Com 399 municípios, estado tem 21 delegacias da mulher ?- Foto: Divulgação/AEN-PR

Um professor da rede estadual de ensino foi denunciado por onze crimes de assédio sexual, de acordo com o Ministério PĂșblico do ParanĂĄ (MP-PR). A identidade do docente não foi divulgada.

O professor, conforme a denĂșncia divulgada na quarta-feira (19), atuava em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba. São, pelo menos, oito vĂ­tima adolescentes assediadas entre 2021 e 2023.


Ainda segundo a promotora, para desencorajar as vĂ­timas a denunciarem, o professor usava do fato de ter ocupado cargo na Secretaria Municipal de Educação e alegava que as acusações não teriam resultado.


Além da condenação, o MP-PR divulgou ter requerido liminarmente que o denunciado seja proibido de entrar na escola em que leciona, bem como de manter contato com as vĂ­timas e testemunhas por qualquer meio de comunicação.


Solicitou também que ele seja afastado do cargo. Até esta quinta-feira (20) não havia decisão da Justiça quanto aos pedidos.


Palestra estimulou denĂșncias

As vĂ­timas assistiram à palestra da Promotoria de Justiça na escola sobre violĂȘncia doméstica, assédio sexual e outros crimes. E, de acordo com a promotoria, a partir deste evento as vĂ­timas denunciaram porque entenderam que neste tipo de crime a palavra da vĂ­tima tem maior relevância como prova.


Em nota, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) disse que recebeu a denĂșncia e "estĂĄ tomando as devidas providĂȘncias para atender a solicitação do Ministério PĂșblico, incluindo a instauração dos procedimentos administrativos para apuração dos fatos e afastamento do professor."


Como denunciar?

O ParanĂĄ possui uma série de canais de denĂșncia para registro da violĂȘncia contra mulher. Eles atendem os mais variados tipos de crimes e também oferecem acompanhamento especializado para cada situação. Confira, abaixo, algumas opções.


Central de Atendimento à Mulher – 180

A Central de Atendimento à Mulher recebe denĂșncias de violĂȘncia, orienta mulheres sobre seus direitos e faz o encaminhamento para outros serviços quando necessĂĄrio. O serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.


É possĂ­vel ter acesso ao atendimento por meio de uma ligação gratuita para o nĂșmero 180, por meio de um e-mail para [email protected], pelo aplicativo Proteja Brasil ou no site da ouvidoria.


Patrulha Maria da Penha – 153

A Patrulha Maria da Penha protege, monitora e acompanha mulheres que receberam da Justiça as medidas protetivas de urgĂȘncia. VĂ­tima ou testemunhas de qualquer descumprimento das medidas protetivas podem acionar o serviço.


A Patrulha Maria da Penha estĂĄ disponĂ­vel nas seguintes cidades e por meio dos seguintes telefones:

  • Arapongas - 153
  • AraucĂĄria - 153
  • Cascavel - 153
  • Curitiba - 153
  • Foz do Iguaçu - 153
  • Londrina - 153
  • MaringĂĄ - 153
  • Ponta Grossa - 153
  • Sarandi - 153
  • São José dos Pinhais - 153
  • Toledo - 190
  • Centro de ReferĂȘncia de Atendimento da Mulher – CRAM


O Centro de ReferĂȘncia de Atendimento à Mulher (Cram) é um espaço que presta acolhimento e atendimento humanizado às mulheres em situação de violĂȘncia. São oferecidos atendimento psicológico, atendimento social, orientação e encaminhamento jurĂ­dico necessĂĄrios à superação da situação de violĂȘncia.


Para buscar apoio basta entrar em contato por telefone ou ir presencialmente em uma das unidades.


Fonte: g1 PR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo