Geral Todas Noticias

Ministro Alexandre Padilha diz que não há fato que justifique a CPI do MST

Por Da Redação

30/04/2023 às 02:50:57 - Atualizado há

O ministro das Relações Institucionas, Alexandre Padilha, usou as redes sociais para se posicionar sobre a CPI do MST, anunciada na última quarta-feira (26).

“Aproveito para ressaltar que não existe nenhum fato determinado, como exige a Constituição, para a criação de eventual CPI sobre o MST”, escreveu.

Aproveito para ressaltar que não existe nenhum fato determinado, como exige a Constituição, para a criação de eventual CPI sobre o MST.

— Alexandre Padilha (@padilhando) April 29, 2023

Na publicação anterior, ele havia declarado que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) aceitou o convite do presidente do Lula para participar do Conselhão.

A base aliada ao governo espera que a CPI perca força com o fim do Abril Vermelho, época que em que o MST intensifica as ações.

Em entrevista à CNN, o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) acredita que a criação da comissão é motivada por questões políticas.

“Eu já assisti quatro CPI’s do MST na Câmara dos Deputados – 2005, 2008, 2010 e 2017 – e nunca deu em nada. A CPI não vai ter o que apontar”, declarou.

CPI do MSTA comissão criada na última semana vai apurar as ações do MST. Será investigada a atuação do grupo e seu real propósito, bem como seus financiadores.

No requerimento assinado pelo deputado Tenente-Coronel Zucco (Republicanos-RS), foram solicitados 27 membros titulares e o mesmo número de suplentes por até 120 dias.

Na justificativa é citado o artigo 5º da Constituição Federal, sobre o direito de propriedade, que é garantido aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país.

“Nessa linha de raciocínio é que foi criado o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), cuja atuação seria demandar um pedaço de terra para viver e trabalhar, realizando ocupação de propriedades de terra que estão em situação irregular, ou seja, que não cumprem a função social”, explica o documento.

“Não nos importa neste momento adentrar a discussão acerca da legalidade do que seria a correta atuação deste movimento, mas realmente nos importa irmos aos fatos do que vem acontecendo em nosso país, sendo, em poucas palavras: propriedades rurais produtivas sendo invadidas e um crescimento desordenado dessas invasões”, prossegue.

É citado o episódio que aconteceu em 5 de março, em que um grupo de produtores rurais conseguiu impedir a entrada de integrantes do MST na fazenda Ouro Verde, em Santa Luzia, no interior da Bahia.

(Publicado por Marina Toledo)

The post Ministro Alexandre Padilha diz que não há fato que justifique a CPI do MST first appeared on Oeste Online.

Fonte: Oeste Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo