Geral Justiça

Justiça penhora dízimos de fiéis da igreja do pastor Valdemiro Santiago

Ação é por conta de dívidas de aluguel de um imóvel em Ubatuba, usado como templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, que o apóstolo é fundador

Por Douglas Lima

29/03/2023 às 14:44:28 - Atualizado há
 Pedido aconteceu logo após os funcionários da TV Mundial, pertencente ao apóstolo, ameaçarem entrar em greve - FOTO: Reprodução/Youtube

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) determinou a penhora dos dízimos pagos pelos fiéis à Igreja Mundial do Poder de Deus, fundada pelo pastor Valdemiro Santiago.

De acordo com as informações exclusivas do colunista Rogério Gentile, do portal UOL, a decisão foi tomada pelo juiz Diogo Volpe Gonçalves Soares e tem origem em um processo no qual a igreja foi condenada a pagar uma dívida calculada hoje em cerca de R$ 881 mil em aluguéis não pagos, valor que inclui multa, juros e correção monetária.


Segundo à publicação, o imóvel, em Ubatuba, no litoral de São Paulo, foi alugado em 2009 de uma professora a fim de que no local funcionasse um templo da instituição, mas em outubro de 2017, a igreja parou de fazer os pagamentos.


Na defesa apresentada à Justiça, a Mundial não negou a dívida, mas declarou ser uma organização religiosa sem fins lucrativos, que se mantém exclusivamente por meio de dízimos e doações. Disse que seu "caixa é volátil por natureza, uma vez que os dízimos e contribuições seguem a liberalidade dos fiéis, sendo de natureza voluntária e esporádica".


Condenada em primeira e em segunda instâncias, a instituição não pode mais recorrer, pois o processo transitou em julgado. A decisão de penhorar os dízimos durante os cultos é para garantir ao menos o pagamento de cerca de R$ 70 mil referente aos honorários do advogado Cesar Augusto Leite e Prates, que representou a professora no processo.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo