Geral Política

Lula x Moro: ódio contra o ex-juíz acaba com o bom senso do presidente

Por Da Redação

26/03/2023 às 12:03:27 - Atualizado há

Em que país do mundo o presidente da República diria que uma operação da Polícia Federal, coordenada pelo seu Ministro da Justiça, não passava de uma armação? Provavelmente em nenhum lugar do mundo, pelo menos em um país sério, ninguém ouviria uma bobagem destas. Mas no Brasil do presidente Lula tudo é possível.

Foto: Reprodução Montagem: Banda B

O ex-juiz e atual senador Sérgio Moro e sua família seriam alvos de uma ação criminosa do PCC. O Primeiro Comando da Capital, o mais perigoso e sanguinário grupo do crime organizado, estava planejando sequestrar e matar Moro e seus familiares e outras autoridades, em represália ao endurecimento do regime penal a que seus líderes foram impostos quando ele era juiz. A Polícia Federal descobriu o plano antes da hora e conseguiu prender alguns membros da quadrilha.

Lula já havia dado sinais que o seu ódio contra Moro estava lhe custando o bom senso. Numa entrevista com jornalistas amigos ele disse que só voltou à presidência da República para ferrar com Moro.

A palavra usada por Lula não merece ser repetida aqui, mas demonstra que existe algo de errado com o atual presidente. A demonstração de ódio, seguida de uma fala equivocada em uma base da Marinha, quando afirmou que a operação da Polícia Federal não passava de armação, levou o presidente para o foco de uma discussão que toma corpo nas altas rodas do poder. Será que ele tem condições de chegar ao fim do mandato?

Depois de tanta bobagem, Lula teve que cancelar a viagem para a China por conta de uma leve pneumonia diagnosticada no dia seguinte da fala contra a operação da Polícia Federal. Não é a primeira vez e não será a última que Lula fala bobagem e coisas fora de contexto. Ele oscila momentos de estadista com momentos de bate-boca de boteco. Troca a faixa presidencial pela mesa do bar com uma rapidez impressionante. Demonstra também que a sua saúde está mais frágil do que muita gente pensava.

É bom lembrar que Lula nunca foi inocentado. O que aconteceu é que a sua condenação por corrupção, desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro, foi anulada por conta de questões processuais. Ministros do Supremo Tribunal Federal falaram por diversas vezes sobres os crimes do ex-presidente, mas o fato de Sérgio Moro ter aceitado ser Ministro da Justiça de Bolsonaro, levou os advogados de Lula a questionarem a idoneidade de ex-juiz.

O processo foi anulado e voltou à estaca zero. Dorme em uma gaveta da Justiça Federal de Brasília esperando que talvez um milagre faça o tal processo andar outra vez. Lula precisa ser melhor orientado e cuidado. Cada vez que está sozinho, sem a primeira-dama Janja, ele parece escorregar nas palavras e nos gestos. Ela tem sido o seu ponto de apoio. Sempre por perto, cuidando dos discursos, evitando que ele improvise e fale coisas erradas. Se deixarem Lula sozinho ele vai fazer mais bobagem e se complicar. Quem sabe Geraldo Alckmin acaba assumindo o cargo antes da hora.

Fonte: Banda B
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo