Entretenimento Paraná

O 'Chacrinha do Paraná', Mário Vendramel fez história no rádio e na TV

Por G1

17/03/2023 às 07:01:26 - Atualizado há
Programa apresentado por Mário Vendramel - Arquivo Pessoal/Célia Pires
Comunicador ficou por décadas no ar, comandando transmissões esportivas, radionovelas e programas de auditório. Quem conviveu com o ícone conta invenções e histórias que marcaram a trajetória. O "Chacrinha do Paraná" nasceu em 1932 em Presidente Prudente, no interior de São Paulo. Mas foi em Apucarana, no norte paranaense, que Mário Vendramel começou seus primeiros experimentos como comunicador.

Ainda criança, ele subia em telhados para observar o campo de futebol e narrar as partidas. Na adolescência, não demorou a virar locutor de rádio. A voz marcante também o alçou a ator de radionovelas.

Foi na rádio onde começou a apresentar programas de calouros. O sucesso era absoluto. Porém, foi na televisão, a partir da década de 1970, que Mário Vendramel quebrou barreiras e virou um ícone nacional.

Testemunhas contaram ao PodParaná como o programa dele chegou a bater várias vezes a audiência do apresentado por José Abelardo Barbosa de Medeiros - o Chacrinha.

Lincoln destaca no episódio como a história do pai se confunde com a da TV paranaense. "Desde que eu me conheço por gente eu estou andando em corredor de televisão", lembra.

"Era uma figura fantástica. O Mário era um bonachão, ele tinha um coração maior que o corpo dele. E fez história no rádio do Paraná e na televisão paranaense", destaca Mário Celso Cunha.

Carlos Mion começou como jurado do programa e, depois, virou produtor. "Com todas as dificuldades da época, ele conseguia conduzir um programa com um nível excelente. Eu o considero um fenômeno", avalia.

A enfermeira Célia Pires Moreira, conhecida como Célia Lima, conta que conheceu Vendramel ainda criança, quando, aos 12 anos, começou a cantar em programas de calouros. Aos 17, ela se tornou uma das dançarinas do show - as "marietes".

Ficou no posto por 23 anos e chegou a ser a coordenadora do grupo, cuidando até mesmo dos figurinos, coreografias, e da seleção das profissionais.

Família, amigos e ex-colegas reforçam o legado deixado pelo comunicador. Mário Vendramel morreu aos 68 anos, em 9 de fevereiro de 2000, por complicações em decorrência da diabetes.

Fonte: G1
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania