Grande Curitiba Geral

Com reforços, viaduto do Alto Boqueirão será reaberto

Por Informações: Leonardo Gomes

14/03/2023 às 02:40:37 - Atualizado há
Com reforços, viaduto do Alto Boqueirão será reaberto

Após mais de um ano interditado, o viaduto que liga as ruas João Miqueletto e Eduardo Pinto da Rocha sobre a linha férrea do Alto Boqueirão será reaberto. Nesta etapa será liberada a passagem apenas de trânsito leve e contínuo.

Segundo a prefeitura, obras de reforço estrutural permitirão a passagem de carros e caminhonetes, com no máximo duas toneladas por veículo, até que a construção de uma nova estrutura seja feita ao lado do viaduto existente. A prefeitura não informou a data da liberação.

A contratação das obras de reforço estrutural é feita pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, em regime emergencial, com previsão de 8 semanas de execução após o início dos serviços. Já o projeto do novo viaduto está em desenvolvimento pela equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Com a construção futura do novo viaduto com capacidade para o trânsito pesado, a estrutura antiga será incorporada ao sistema viário como uma passarela de uso diverso para a comunidade. Segundo a prefeitura, a interdição do viaduto foi uma medida adotada para evitar acidentes, após um levantamento sobre as condições da estrutura ter apontado risco de queda por conta de anomalias causadas pela ação do tempo.

O viaduto tem cerca de 50 anos e foi projetado para suportar um tráfego inferior ao que recebia, o que contribuiu para colapsar a estrutura, conforme relatório do Ippuc. Para evitar o desabamento foram contratados projetos e executadas obras de escoramento e de reforço da estrutura, com a implantação de vigas metálicas para escorar o viaduto.

Duas estruturas com 25 toneladas de aço, entre perfis e cantoneiras, foram montadas sob cada um dos dois blocos de apoio dos pilares que dão sustentação ao viaduto. De acordo com a administração municipal, as vigas reforçam os pilares existentes e garantem que a linha férrea que passa por baixo do viaduto, em área de domínio da Concessionária Rumo, continue a funcionar sem o perigo de paralisação do fluxo de cargas.

Pelo local são escoados produtos como soja, milho, farelos, açúcar, fertilizantes, além de contêineres. O escoramento preveniu o desabamento, mas a movimentação de torção do viaduto, que estava muito acima do normal, no sentido longitudinal e no sentido de torção continuou acontecendo, segundo a prefeitura. Paralelamente aos serviços de escoramento foram feitos ensaios e encaminhados estudos de alternativas para o deslocamento seguro na região.

A partir do escoramento foi encontrada a solução estrutural com uma intervenção que será executada em etapas, segundo a equipe responsável pelo laudo que apontou o risco de colapso do viaduto comprometendo a segurança no local.


Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo