Litoral LITORAL DO PARANÁ

Ilha de Superagui é reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade

Por Com informações da Viaje Paraná e fotos do acervo RTVE

13/02/2023 às 17:29:11 - Atualizado há

O Litoral do Paraná é agraciado com inúmeras belezas naturais e patrimônios históricos de valor inestimável. Entre essas riquezas, está a Ilha de Superagui, localizada ao norte da Baía de Paranaguá.

O território faz parte do Parque Nacional do Superagui, junto com o Vale do Rio dos Patos, que engloba as ilhas das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho.

A região é considerada pela Unesco como Reserva da Biosfera e Patrimônio da Humanidade. A 150 km de distância de Curitiba, ela pertence ao município de Guaraqueçaba, próximo à fronteira de Paraná com São Paulo.

O cenário, que reúne manguezais e restingas, atrai uma grande diversidade de animais, alguns ameaçados de extinção, como o mico-leão-da-cara-preta e papagaio-de-cara-roxa. Botos são vistos com facilidade nadando entre os barcos de pescadores atracados em frente à ilha, que tem cerca de 700 habitantes. As praias desertas e trilhas ecológicas ajudam a preservar espécies endêmicas, a vida marinha, a fauna e flora da reserva.

"O Parque Nacional de Superagui é uma paisagem composta por Mata Atlântica, restingas, manguezais, praias, que integram o denominado Complexo Estuário Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, mais conhecido como Lagamar, considerado um dos mais importantes ecossistemas costeiros do mundo. Os manguezais estão representados pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco. Figueiras, maçarandubas e orquídeas são espécies que constituem a faixa de Mata Atlântica", explica o Biólogo Caio Fernandes.

Ele continua." O mico-leão-de-cara-preta foi encontrado há poucos anos na ilha de Superagüi, sendo exclusivo naquela ilha, tornando-se espécie importantíssima. Além dele, estão presentes mamíferos como a paca, a cutia, o veado e o porco-domato. Diversas espécies de aves marinhas povoam a região, juntamente com o tucano, o sabiá e o papagaio-de-cara-roxa que está ameaçado de extinção, também se encontram presentes animais peçonhentos como a serpente jararaca e a coral", acrescenta o Biólogo.

Caio ressalta ainda que a região é considerada um dos maiores remanescente de Mata Atlântica do Brasil.

"O Parque integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaraqueçaba e é considerado um dos maiores remanescente de Mata Atlântica do Brasil, bioma que se encontra reduzido a menos de 8% de sua cobertura original em todo país. Além disso, é o terceiro maior complexo do planeta em produção primária, ou seja, é área de sustentação alimentar de grande parte da vida marinha. Enfim, a região é avaliada como uma das áreas críticas para a preservação da biodiversidade global, tendo sido declarada Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO desde a década de 90?, completa o Biólogo.

Na Ilha não há muitas opções de restaurantes e locais para a estadia, mas apesar da simplicidade, o atendimento é muito gentil e hospitaleiro. A dica para um passeio tranquilo é abusar do repelente e filtro solar, além de acessórios como bonés e chapéus que são indispensáveis.

Opções de passeios:

TRILHA DA LAGOA

São cerca de 3 quilômetros, que ligam o vilarejo à praia deserta. O período entre março e abril é o mais indicado para a observação de pássaros. Nessa época, há uma grande diversidade de espécies, por causa da migração de aves dos países nórdicos para a ilha. Um trecho da trilha pode inundar de acordo com a maré, mesmo assim o trajeto é fácil de atravessar.

PRAIA DESERTA

É a praia perfeita para longas caminhadas, que podem durar entre quatro e sete horas. São 38 quilômetros de extensão. Durante o passeio, que pode ser feito também de bicicleta, a companhia do mar e da Mata Atlântica ao redor nos mostra um cenário único e dá a sensação de solidão em meio à natureza generosa. Prefira sair pela manhã ou no início da tarde para percorrer esse trecho. Perto da vila, um rio de água limpa e escura desemboca no mar da Barra da Lagoa.

Como chegar até a Ilha:

A única maneira de chegar à ilha é de barco. Você pode partir de Guaraqueçaba, da Ilha do Mel ou de Paranaguá. A viagem dura em média três horas, dependendo das condições do mar. Quem preferir pode ir de voadeira. Custa um pouco mais caro, mas o trajeto é mais rápido.


Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo