Grande Curitiba NoticiasRioBrancodoSul

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo

Por Da Redação

11/02/2023 às 03:15:16 - Atualizado há

Descrição
De esplendorosa beleza, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, está localizada na região central de Rio Branco do Sul. A antiga matriz, ficava situada na localidade de Votuverava, onde foi Sede Municipal até o ano de 1908. Com a transferência da Sede Municipal, para onde se encontra na atualidade, ouve também a necessidade de transferência da Igreja Matriz.
Única da região do Vale do Ribeira Paranaense que possui cúpula, em seu interior, a Igreja abriga a imagem de Nossa Senhora do Amparo, sendo um ponto de referência e marco atemporal da fé de nosso povo.

História
A construção da Igreja teve início no ano de 1943, pelo Frei Barnabé da Guarda Veneta, que reuniu a população com intuito de construir uma nova matriz de Nossa Senhora do Amparo, no terreno doado pelo senhor Paulino da Silva Faria e sua esposa. Os alicerces foram lançados em 09 de janeiro de 1943 e oito meses depois, ao findar o mês de setembro, já estava coberta ostentando a majestosa cúpula circular e artística. A fachada com quatro colunas de ordem coríntia, arquitrave encimada por um frontão triangular e embaixo, ligando a igreja à rua, uma solene escadaria.
Ali foi estabelecida a sede da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, por decreto de 26 de abril de 1944, pelo arcebispo Dom Ático Eusébio da Rocha. Acredita-se que a primeira imagem de Nossa Senhora do Amparo foi entalhada por Nicodemos e encamada por São Lucas. Protetora dos marujos, que enfrentaram no período dos descobrimentos, o oceano cheio de mistérios, quando chegavam a seus destinos erguiam templos em sua homenagem e assim sua devoção atualmente está presente em todo o Brasil. Sua imagem é esculpida em madeira, e sua precisa origem é desconhecida. Já dizia Padre Ribeiro: “Não podemos saber quem foram os doadores desta imagem, nada consta, nem por escrito, nem por tradição oral”. Ela ostenta uma coroa prateada representando a realeza da Mãe do Salvador, assunta e coroada no Céu. O cetro significando sua majestade e poder como nossa advogada e intercessora. O manto vem nos dizer que é incumbida pelo Espírito Santo. O Menino Jesus, em seu colo, com coroa de ouro, representando seu reino de amor como Príncipe da Paz, e humilde como veio ao mundo.

Significados
Além de sua arquitetura única e singular, se pode observar, ao contemplá-la, a fé de um povo. Povo esse que luta para alcançar seus objetivos. A construção da Igreja Matriz pleiteou várias histórias de superação, tanto no âmbito financeiro quanto no âmbito pessoal de cada cidadão que se esmerou em construí- lá. É para os rio-branquenses, símbolo memorial, afetivo e comunitário.

Localização
R. Manoel Pinto Ferro, 72 – Rio Branco do Sul, PR, 83540-000, Brasil
RM5Q+C2 Rio Branco do Sul, Paraná

Fonte: Departamento de Cultura de Rio Branco do Sul

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo