Grande Curitiba Almirante Tamandaré

Moradores pedem vagas para idosos e regulamentação das vagas em Almirante Tamandaré

A solução existe em projetos elaborados, mas depende de recursos

Por Jornalista Luciana Pombo

24/01/2023 às 16:54:45 - Atualizado há
Divulgação

Os moradores de Almirante Tamandaré há muito tempo convivem com a falta de estacionamento na região central. É raro conseguir um local para parar e ir fazer compras. Mas quando a história é mais complicada, a situação fica insustentável. É o caso da moradora Luciana Pereira dos Santos. O pai dela, Luciano, de 67 anos, quase não sai de casa porque tem prótese nos dois joelhos e dificuldade de locomoção. Hoje teve que ir ao banco Itaú para realizar a prova de vida e continuar recebendo benefício social. No entanto, não havia vaga.

Em frente ao banco, mesmo em guia rebaixada, havia um veículo estacionado de forma irregular. "Tive que dar duas voltas na quadra e mesmo assim o veículo estava lá. Foi difícil porque não tem regulamentação e falta respeito dos outros motoristas. Precisamos de uma saída com urgência", disse ela. Isso em contar os flanelinhas que xingam os motoristas, de acordo com Luciana, que não dão um trocado para estacionar o carro.

O secretário municipal de Urbanismo, Gerônimo Rocha, disse que a situação não é novidade e que medidas deverão ser tomadas para minimizar o problema. Hoje, existe fiscalização apenas das calçadas e não do trânsito ou de estacionamento regulamentado. Para isso, o Município teria que criar uma guarda de trânsito na cidade – o que demanda custo. "É inevitável, mas ainda depende de orçamento e tudo mais". Rocha explicou que a secretaria tem um projeto para a Revitalização da Área Central, como ocorreu no Cachoeira, e que depende de aprovação orçamentária. Mas a ideia é colocar em prática ainda este ano. A revitalização vai refazer todo estacionamento da região, demarcando vagas especiais (idosos, taxis, aplicativos, deficientes) e rampas de acesso. "Não será completamente equacionado o problema, mas ajudará no que tange as vagas especiais", considerou ele.

Secretário Gerônimo Rocha (Arquivo Pessoal)

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Bem Estar Social, que era a de Segurança Pública da cidade e responsável pela segurança patrimonial, mas o secretário Junior Bini não falou sobre a guarda de trânsito ou municipalização da guarda municipal, que poderiam ajudar na formatação de um estacionamento rotativo no centro. Com relação a educação no trânsito, o Detran conta com recurso para campanhas educativas – que não ocorrem em Almirante Tamandaré e poderiam minimizar a falta de educação analisada por moradores e por Rocha, nas entrevistas de hoje.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo