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Famílias afetadas pelas chuvas em Curitiba recebem alimentos, colchões e lonas

Por Nosso Dia

19/01/2023 às 21:50:19 - Atualizado há

Equipes da Prefeitura de Curitiba, integradas por servidores da Defesa Civil de Curitiba e da Fundação de Ação Social (FAS), prestaram atendimento a famílias nas regionais Portão, CIC, Pinheirinho e Tatuquara e outras regiões da cidade em razão das fortes chuvas que atingiram Curitiba, principalmente na terça-feira (17) e quarta-feira (18).

Equipes da Prefeitura atendem famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Divulgação


Segundo dados da estação meteorológica da Defesa Civil de Curitiba, localizada no bairro Batel, foram registradas precipitações acumuladas de 56,1 mm, entre 15h e 17h30 do 18/1, com rajadas de vento de até 24,5 km/h.

Atendimento nos bairros

A Regional CIC foi uma das regiões atingidas pelos temporais. As equipes realizaram atendimento emergencial a 44 famílias com cestas básicas, colchões, cobertores, frascos para preparo de solução sanitizante, kits de higiene e limpeza e pedido de móveis para o Disque Solidariedade.

Na Regional Pinheirinho, três famílias precisaram de atendimento com cestas básicas, cobertores, colchões e dez metros de lona. Já na Regional Portão, uma família precisou de acolhimento em razão da queda de uma árvore na residência.

Equipes da Prefeitura atendem famílias atingidas pelas chuvas. Foto: Divulgação

Suporte às famílias

Também na Regional Portão, a Defesa Civil e equipes da FAS prestaram atendimento a 121 famílias atingidas pelos temporais, de acordo com a supervisora da FAS, Lidiane Oliveira Bonamigo de Sousa.

"No dia 17/1, mantivemos a sede do Cras aberta até às 21h para dar o suporte necessário para as famílias", comentou Lidiane.

Foram entregues 49 cestas básicas, 28 subsídios de R$ 70 para serem usados em compras nos Armazéns da Família, 174 colchões, 84 cobertores e 67 kits sanitizantes.

No bairro Campo Comprido, na Rua Maria Bizinelli, uma casa foi atingida por árvore e a família de quatro pessoas que morava no local foi acolhida em um apartamento da FAS.

Além disso, estão sendo atendidas solicitações dos moradores ao Disque Solidariedade para móveis e eletrodomésticos.

Na Regional Tatuquara, a chuva também afetou a rotina de 40 famílias. A Prefeitura providenciou 36 lonas, 54 colchões, 5 cestas básicas, 33 cobertores e 5 créditos de R$ 70 para compras nos Armazéns da Família.

Em Santa Felicidade, o Disque Solidariedade foi acionado para que uma família recebesse um colchão de casal, móveis e eletrodomésticos.

As equipes da Prefeitura seguem nas ruas prestando atendimento às famílias atingidas. A Defesa Civil de Curitiba também continua monitorando as situações para eventual intervenção e acionamento dos órgãos competentes.

Mais chuva

Uma das características do mês de janeiro é a grande concentração de chuvas, que ocorrem de forma acentuada e em curtos períodos de tempo, com a possibilidade de provocar alagamentos pontuais.

Segundo o alerta emitido pela Defesa Civil Nacional, com base nos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no período de 16/1 a 23/1, a região de Curitiba deve sofrer com chuvas intensas e localizadas, com volumes acima da média para o período.

Operação La Niña

Desde o início do verão, a Defesa Civil de Curitiba atua no monitoramento do clima e no atendimento às ocorrências na Operação La Niña, que foi batizada com esse nome em virtude do fenômeno climático que afeta o país pelo terceiro ano consecutivo e que compreende na diminuição da temperatura da superfície dos oceanos, o que pode ocasionar a ocorrência de tempestades com rajadas fortes de ventos e ainda a possibilidade de precipitação de granizo. A operação que começou em dezembro segue até o dia 20 de março.

Central 156

O cidadão que precisa comunicar a Prefeitura sobre estragos provocados pelas chuvas deve utilizar o telefone 156 da Central de Atendimento ao Cidadão ou o aplicativo do serviço disponível na Apple Store e Google Play Store. O atendimento é feito por ordem de chamada e também de acordo com a gravidade da situação relatada.

A Defesa Civil registra as ocorrências que chegam ao município pelo telefone de emergência 199 (alagamentos), pelo 156 (Central de Atendimento ao Cidadão, que registra as solicitações para retiradas de árvores) e pelo 153 (Centro de Operações da Guarda Municipal para fornecimento de lona).

Outras situações decorrentes de chuvas ou temporais podem ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros (193 - resgate) e pela Copel (falta de luz).

Fonte: Nosso Dia
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