PolĂ­tica AGU (Advocacia-Geral da União)

Boulos defende criação de procuradoria contra desinformação e diz que fake news influenciaram eleição

Por CNN Brasil

05/01/2023 às 10:30:47 - Atualizado hĂĄ
CNN Brasil
Para Boulos, ações e falas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) são argumentos que justificam a criação: "O que nós vivenciamos nos Ășltimos anos é que a fake news é um fenômeno que entrou na vida pĂșblica brasileira, que influenciou não só o processo eleitoral e disputas polĂ­tico-partidĂĄrias, mas também um processo que levou a morte de quase 700 mil pessoas quando vocĂȘ tinha um presidente que usava de sua importância para falar que quem tomasse vacina iria contrair HIV, isso traz um prejuĂ­zo pĂșblico tremendo".

Ele ainda completou que a procuradoria "não é nenhum tribunal".

"O que se criou na AGU não foi nenhum tribunal, foi uma procuradoria que vai ter mais atenção para esses crimes contra a democracia, contra fake news, porque liberdade de expressão é uma coisa, e liberdade de mentir, de difamar é outra", disse.

Participou também do painel o professor de Direito PĂșblico da USP Floriano Azevedo Marques que, por outro lado, teme a criação alegando "precedente" para o cerceamento das liberdades.

"O simples fato do Estado mover processos contra alguém por opinião pode causar danos. A AGU, no passado, se prestou a isso e o mero movimentar da mĂĄquina da advocacia pode causar danos. Não tenho dĂșvidas sobre a AGU ou sobre quem assumiu, o meu medo é que a gente crie um precedente e, em um futuro, que esperamos que não ocorra, seja utilizado no sentido inverso de tudo o que se defende", disse.

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo