Economia

Presidente do IBGE é exonerado, e diretor assume de maneira interina

Por Da Redação

03/01/2023 às 15:22:40 - Atualizado há

Nesta terça (3), o instituto afirmou que Rios Neto será substituído pelo atual diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, até a nomeação de um novo presidente.

Assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Rui Costa, a portaria também confirma a exoneração de Marise Maria Ferreira da função de diretora da diretora-executiva do IBGE e a dispensa de Rose Mary Rodrigues, diretora-adjunta.

As mudanças ocorrem no momento em que o IBGE tenta finalizar a coleta do Censo Demográfico 2022. Iniciada em agosto, a operação censitária estava prevista para terminar em outubro.

Porém, o instituto alega que encontrou dificuldades para contratar e manter em campo os recenseadores. Com isso, a estimativa para o fim da coleta foi atualizada para janeiro deste ano.

Ou seja, o trabalho levará no mínimo seis meses, o dobro do prazo inicial (três meses).

Rios Neto assumiu a presidência do IBGE em abril de 2021, após Susana Cordeiro Guerra, primeira presidente do instituto no governo Jair Bolsonaro (PL), pedir demissão.

A saída de Guerra ocorreu depois do anúncio de corte de quase 90% no orçamento do Censo, que estava previsto inicialmente para 2020.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo