Economia E-commerce

E-commerce deve faturar R$ 200 bi este ano

Em 2023, o comércio eletrônico brasileiro chegou a quase 2 milhões de lojas online ativas, o que representou um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.

Por BandNews

16/07/2024 às 14:30:15 - Atualizado há

Em 2023, o comércio eletrônico brasileiro chegou a quase 2 milhões de lojas online ativas, o que representou um crescimento de 17% em relação ao ano anterior. Para 2024, embora o comércio físico tenha ganhado força, a expectativa é de que o faturamento do e-commerce no País chegue a R$ 200 bilhões, podendo passar dos R$ 250 bilhões até 2027.

De acordo com informações que me foram passadas pelo gerente no Brasil da Hostinger, que é a empresa líder mundial na hospedagem de sites, o executivo Rafael Hertel, quem está pretendendo abrir um negócio deve investir no comércio eletrônico, pois este é um canal que continua crescendo na preferência dos consumidores. E isso pode ser comprovado na pesquisa E-Commerce Trends 2024 da Opinion Box, que aponta que 85% dos brasileiros compram em lojas virtuais pelo menos uma vez por mês.

Para ajudar nesse processo, Rafael Hertel, que também é especialista em marketing digital aponta algumas estratégias para que uma loja virtual tenha sucesso. O primeiro item fundamental é que o empresário analise as tendências e os hábitos de consumo atuais para entender quais promoções seu e-commerce poderá adotar para aumentar as vendas.

Outro ponto fundamental é investir na estrutura logística e em centros de distribuição para garantir que prazos de entrega sejam cumpridos, evitando dessa forma que haja reclamações por atraso. Acontece que o consumidor que compra pelo e-commerce quer agilidade e eficiência na entrega. Dessa forma, centros de distribuição próximos às praças estratégicas, agilizam a entrega do produto.

As formas de pagamento de um comércio eletrônico têm um grande impacto na decisão de compra dos consumidores. Portanto, segundo me informou o gerente no Brasil da Hostinger, é importante investir na aceitação de carteiras digitais no negócio além dos métodos tradicionais  como o cartão de crédito, Pix e boleto.

No caso específico do PIX é importante que a loja virtual faça promoções, dando descontos ao consumidor que optar por essa forma de pagamento.  Além de ser vantajoso, o PIX tem taxas mais baixas para os lojistas, compensação imediata, liberação de fluxo de caixa e possibilita agilidade na retirada ou envio dos produtos.

Por fim, quanto aos estoques, Rafael Hertel me disse que essa é uma parte muito importante e deve ser analisada com cuidado pelos empresários do e-commerce. O estoque deve ser muito bem planejado definindo metas de vendas e outras métricas para fazer as promoções. O inventário de estoque deve ser bem feito e os novos pedidos devem ser organizados de acordo com as projeções de vendas, de forma a garantir produtos para atender à demanda da ocasião.

Fonte: BandNews
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