PolĂ­tica

Governo Lula classifica acampamento bolsonarista como organização criminosa e reavalia esquema de segurança da posse

No fim de semana, um homem instalou explosivo em um caminhão de combustĂ­veis e foi preso com arsenal de armas e bomba. Com a crescente de ameaças, transição reavalia segurança de Lula. Material apreendido com bolsonarista suspeito de montar artefato explosivo em BrasĂ­lia

Por G1

26/12/2022 às 08:33:34 - Atualizado hĂĄ
Marcus Barbosa/TV Globo

Interlocutores do ministro da Justiça do governo Lula (PT), Flavio Dino, e do futuro diretor-geral da PolĂ­cia Federal, Andrei Rodrigues Passos, classificam integrantes de acampamentos como membros de uma organização criminosa.

Ao todo, jĂĄ foram solicitados 27 inquéritos para responsabilizar suspeitos de atos de vandalismo e terrorismo, mas a avaliação é a de que hĂĄ uma inércia e apatia das autoridades atuais. No dia da diplomação, 12 de dezembro, bolsonaristas tentaram invadir o prédio da PF em BrasĂ­lia, incendiaram coletivos e depredaram prédios sem serem contidos pela polĂ­cia.

Segundo interlocutores, o governo de transição não recebe nenhum tipo de informação de inteligĂȘncia do atual ministro da Justiça ou do diretor-geral da PolĂ­cia Federal sobre os casos recentes.

No sĂĄbado (24) um homem tentou montar um artefato explosivo em um caminhão de combustĂ­vel, perto do Aeroporto de BrasĂ­lia. George Washington de Oliveira Sousa foi identificado e preso preso na sequĂȘncia, mas com ele foram encontrados um arsenal em explosivos, além de fuzil, espingardas, revólveres e munições.

O preso tinha licença como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Apesar disso, estava com o registro irregular. Setores que cuidam da segurança pĂșblica do governo Lula querem saber por que o Exército não fiscalizou o registro e a compra do volume de armas. A equipe do presidente eleito afirma que hĂĄ uma falta de controle dos militares a respeito do tipo de arsenal apreendido com o criminoso. Inclusive, o homem estava com a licença irregular, mesmo assim mantinha as armas.

Diante da escalada de ameaças, a avaliação interna é de que o cenĂĄrio é crĂ­tico e uma ala do novo governo defende reavaliar o esquema de segurança de Lula na posse. Inclusive, sugerindo que ele não desfile em carro aberto.

A informação é de que uma das prioridades do novo governo vai ser enfrentar com rigor o extremismo de direita que se instala no Brasil. A proposta inclui, ainda, a revisão de leis sobre segurança pĂșblica e terrorismo.

Mudanças e cobranças na Justiça

Apesar de ainda não estarem no comando, os indicados para a segurança pĂșblica do governo Lula discutem mudanças e responsabilização de autoridades do governo Bolsonaro na ĂĄrea. Para o novo governo, além de cobrar na Justiça as omissões e convivĂȘncias de Anderson Torres, atual Ministro da Justiça, a ideia é incluir o presidente Bolsonaro: hĂĄ uma avaliação de que os envolvidos em atos golpistas só agem por incentivo do presidente em exercĂ­cio.

George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, após preso, disse à polĂ­cia que é apoiador de Bolsonaro e que queria com a ação causar estado de sĂ­tio no paĂ­s – quando hĂĄ restrição de direitos e à atuação de Legislativo e JudiciĂĄrio. E, com isso, impedir que Lula (PT) assumisse a presidĂȘncia.

Além de Bolsonaro e Torres, o novo governo prevĂȘ a troca no comando de pelo menos 20 das 27 superintendĂȘncias da PolĂ­cia Federal. A avaliação é de que Bolsonaro conseguiu aparelhar com nomes de sua confiança os principais postos da corporação.

Por fim, estĂĄ no planejamento da segurança de Lula tirar a AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin) do guarda-chuva do Gabinete de Segurança Institucional da PresidĂȘncia da RepĂșblica, para tirar a inteligĂȘncia das mãos de militares também considerados bolsonaristas.
Fonte: G1
Comunicar erro

ComentĂĄrios Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo