Educação Enem Digital 2021

Enem Digital 2021 terá recursos de acessibilidade

Por Agência Brasil

09/06/2021 às 14:25:59 - Atualizado h√°
Agência Brasil

A vers√£o digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 ter√° recursos de acessibilidade inéditos como prova ampliada, superampliada e com contraste, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira (Inep). Ao todo, ser√£o 101.100 vagas para o Enem Digital. Essa vers√£o do exame ser√° exclusiva para quem j√° concluiu o ensino médio ou que est√° concluindo a etapa em 2021.

Entre os perfis de participantes que podem solicitar os atendimentos est√£o: pessoas com baixa vis√£o, cegueira, vis√£o monocular, defici√™ncia f√≠sica, defici√™ncia auditiva, surdez, defici√™ncia intelectual, surdocegueira, dislexia, deficit de aten√ß√£o, transtorno do espectro autista, discalculia, gestantes, lactantes, idosos, além de pessoas com outra condi√ß√£o espec√≠fica.

Segundo o Inep, também ser√° permitido que os inscritos usem materiais próprios que auxiliem na realiza√ß√£o da prova no computador, como m√°quina de escrever em braile, caneta de ponta grossa, óculos especiais, t√°buas de apoio, multiplano e plano inclinado.

Tradutor-intérprete de L√≠ngua Brasileira de Sinais (Libras), tempo adicional e salas acess√≠veis est√£o previstos no edital. C√£o-guia, medidor de glicose, bomba de insulina, além de aparelhos auditivos ou implantes cocleares também ser√£o permitidos no Enem Digital 2021.

O Inep esclarece que os participantes que precisam de recurso de acessibilidade diferente dos previstos no edital do exame digital ter√£o o atendimento assegurado na vers√£o impressa do exame.

O per√≠odo de inscri√ß√Ķes do Enem 2021, incluindo o prazo para solicitar atendimento especializado, come√ßa no dia 30 de junho e vai até 14 de julho. Os procedimentos dever√£o ser realizados por meio da P√°gina do Participante. Tanto a vers√£o digital quanto a impressa desta edi√ß√£o ser√£o aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, além de contarem com provas de itens iguais.

O Enem Digital foi aplicado pela primeira vez na edi√ß√£o de 2020. O objetivo é que o exame seja completamente digital até 2026. Ao todo, 93 mil candidatos se inscreveram para fazer as provas por computador. Cerca de 30 mil candidatos fizeram o exame.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo