Geral Destaque

Plantio de feijão atinge 24% da extensão estimada, diz Deral

Por Da Redação

22/09/2022 às 11:17:18 - Atualizado há

O Departamento de Economia Rural (Deral), órgão ligado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), publicou nesta quinta-feira (22) o boletim semanal atualizando o avanço da produção agropecuária paranaense.

Um dos destaques do relatório é o plantio de feijão, que atingiu nesta semana 24% da extensão estimada. As chuvas na semana passada acabaram atrasando o plantio em algumas regiões no Sul do Estado, mas a umidade do solo tem favorecido o desenvolvimento das lavouras em outras regiões. 

“Cerca de 47% das áreas a campo estão na fase de germinação e 53% na fase de desenvolvimento vegetativo. As áreas a campo foram avaliadas, em sua grande maioria, com condições boas, o que traz grande expectativa ao setor produtivo”, diz o boletim. “De acordo com o Deral, na semana de 12 a 16 de setembro de 2022, o preço médio recebido pelos agricultores foi de R$ 247,23/sc de 60 kg para o feijão tipo cores e R$ 175,79/sc de 60 kg para o tipo preto.”

Outro produto importante no Paraná é a soja, que alcançou aproximadamente 344 mil hectares plantados, cerca de 6% da área de 5,7 milhões de hectares. É um avanço significativo em comparação com a safra anterior, pois no mesmo período apenas 186 mil hectares estavam plantados. 

“O plantio, neste momento, concentra-se na região Oeste do Estado, onde foram plantados mais de 245 mil hectares ou 71% do total até agora. As condições de clima, de modo geral, são favoráveis no momento para a cultura”, acrescenta o Deral. 

No cenário das exportações, o complexo de soja do Paraná totalizou 7 milhões de toneladas exportadas entre janeiro e agosto de 2022. É um volume 35% menor que o mesmo período de 2021. “Já o montante financeiro foi apenas 7% menor, atingindo 4,4 bilhões de dólares”. 

TRIGO

O Deral estima que a colheita de trigo evoluiu 9% nesta semana, mesmo com o tempo instável. No total, 28% da área semeada já foi colhida. 

“O produto colhido está aquém da qualidade esperada, devido à alta pluviometria acumulada. Porém, a possibilidade de colher nos curtos períodos sem chuva tem consolado os produtores”, avalia o boletim. 

MILHO

De acordo com o relatório, o plantio da safra de verão do milho atingiu 47% da área estimada nesta semana. Foram plantados mais de 190 mil hectares do cereal. É um número bastante próximo da safra anterior, considerando o mesmo período.

“No campo, 98% das lavouras já plantadas têm condição boa, enquanto apenas 2% apresentam condições medianas”, completa.

Com informações do Deral/Seab.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo