Geral Paraná

Campo Largo confirma primeiro caso de varíola dos macacos

Por Da Redação

22/08/2022 às 19:26:42 - Atualizado há

A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu o aviso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmando o primeiro caso de varíola dos macacos no município, nesta segunda-feira (22).

Trata-se de um homem, de 45 anos, que procurou atendimento em Curitiba, mas que reside em Campo Largo. O paciente está bem e já concluiu o período de isolamento, de acordo com os protocolos vigentes.

A Secretaria Municipal de Saúde já possui o Comitê de Enfrentamento às Emergências em Saúde Pública, para determinação dos fluxos de atendimento, notificação e elaboração do Plano Municipal de contingência dessa doença. “Estamos comunicando a população, a fim de evitar a disseminação de informações falsas. Além deste caso que positivou, há mais um caso em análise até o momento, que aguardamos o resultado. Então a princípio são situações isoladas, mas o suficiente para pedirmos o alerta à população”, disse a secretária de Saúde do município, Danielle Fedalto.

Que doença é essa?

A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, é uma doença viral transmitida principalmente por meio do contato pele a pele. Ou seja, pelo contato direto pessoa a pessoa, de várias formas: por relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada, ou com fluidos corporais como pus, sangue e saliva da pessoa doente. Também pode ser transmitida por gotículas e pelo contato com objetos contaminados, como toalhas, roupas de cama, talheres, pratos e outros utensílios que foram manuseados pela pessoa infectada, também oferecem risco de transmissão. Dessa maneira, trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos ficam mais expostos ao risco de infecção.

Os sintomas incluem erupção cutânea ou lesões de pele, adenomegalia/linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

A Vigilância em Saúde de Campo Largo solicita que, ao sentir algum sintoma suspeito que possa ser compatível com a varíola dos macacos, os campo-larguenses procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação.

Informações da Prefeitura de Campo Largo

Fonte: Massa News
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo