Educação Instituto de pesquisa Inteligência

Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva pesquisará políticas do esporte em parceria com universidade britânica

Por Da Redação

25/07/2022 às 10:31:19 - Atualizado há
Para esporte coletivos a retomada seria mais lenta, com treinos específicos apenas na última fase antes do retorno das competições com público. Na foto, jogo da Superliga Banco do Brasil, em fevereiro. Foto: Erbs Jr./Fotos Públicas

O Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está firmando parceria com a Loughborough University, da Inglaterra, com o objetivo de realizar uma pesquisa sobre gestão e políticas do esporte.

Classificada em primeiro lugar nos rankings internacionais como a melhor universidade do mundo na área de esporte, a Loughborough University já tem parcerias com a UK Sports e o Sports England, instituições responsáveis pelo desenvolvimento esportivo na Inglaterra.

Com o trabalho em conjunto, a UFPR e a universidade britânica pretendem criar diretrizes e processos para que os municípios brasileiros construam suas políticas de esporte, principalmente nas etapas de planejamento, implementação e avaliação. Entre outros propósitos, a pesquisa visa compreender o contexto brasileiro em relação às políticas públicas para o esporte; levantar informações sobre a legislação brasileira para políticas esportivas; elaborar documentos orientadores (com base na literatura acadêmica), utilizando linguagem acessível; e realizar sessões de treinamento, nas quais os documentos serão explicados aos dirigentes esportivos.

De acordo com o coordenador do IPIE, professor Fernando Marinho Mezzadri, a parceria deve iniciar em setembro deste ano e tem previsão de um ano de duração. “Essa pesquisa é uma segunda fase da investigação que o Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva vem realizando, na qual já coletamos dados de 2008 municípios de 16 estados do país. A atual pesquisa do Instituto é uma referência mundial, tanto na abrangência, quanto na metodologia utilizada”, explica.

O papel da Loughborough University será auxiliar na análise dos dados e na orientação dos documentos norteadores das políticas para o esporte nos municípios brasileiros.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo