Política Eleições 2022

Presidente do TRE-PR assegura eleições transparentes, rápidas e seguras em evento com juízas e juízes eleitorais

2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência, promovido pela Comissão de Segurança Permanente do TRE-PR, acontece em Curitiba nesta quinta e sexta

Por Laura Borro

01/07/2022 às 19:58:46 - Atualizado há

O 2º Encontro Nacional de Segurança e Inteligência da Justiça Eleitoral teve início em Curitiba nesta quinta-feira (30). Na abertura, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, ressaltou para juízas e juízes eleitorais paranaenses que a segurança e a inteligência são alicerces "do objetivo maior da Justiça Eleitoral, que é garantir a realização das eleições de forma transparente, rápida e segura".

"Investimos em inteligência e em ações de comunicação, bem como em equipamentos de segurança, para que o eleitorado seja sempre bem informado sobre tudo o que fazemos e tenha a certeza de que trabalhamos com respeito, transparência e, especialmente, responsabilidade", salientou.

Compondo a mesa de autoridades, o juiz membro da Corte do TRE-PR e presidente da Comissão Permanente de Segurança do TRE-PR, doutor Rodrigo Gomes do Amaral, explicouque a Comissão trabalha para "garantir a preservação do processo eleitoral e a integração do sistema de Justiça Eleitoral com as forças de segurança".

O diretor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), doutor Rui Moreira de Oliveira, representando o presidente da Corte, ministro Edson Fachin, destacou que "nós, da Justiça Eleitoral, não temos a menor dúvida com relação à segurança, à transparência e à lisura do processo que reflete a vontade da sociedade".

Apresentação inicial

Também compuseram a mesa de abertura o doutor Sandro Avelar, diretor-executivo da Polícia Federal; o doutor Omar Haj Mussi (SRPF-PR); o doutor Rogério da Cunha Ferreira, superintendente executivo da PRF-PR; o doutor Willians Taurino Moreira (DIEP - SESP); o tenente coronel Emerson Luciano Wsolek; o coronel Péricles de Mattos (SMDST); e o doutor Bruno Galatti, procurador de justiça e coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução (CAEX).

"Um olhar sobre a Inteligência na Justiça Eleitoral"

O primeiro painel foi mediado pelo juiz membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná, doutor Roberto Ribas Tavarnaro.

Com o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do TSE, doutor Disney Rosetti, a coordenadora de Inteligência do TSE, doutora Mara Fregapani Barreto, e o agente da Polícia Judicial do TRE-PE, doutor João Germano dos Santos Filho.

"As particularidades do inquérito policial e o combate à desinformação"

Com o delegado da Polícia Federal (PF) e coordenador-geral de Repressão a Crimes Fazendários (CGPFAZ/DICOR/PF), doutor Cleo Matusiak Mazzotti.

"Segurança dos candidatos à Presidência da República e questões de Inteligência"

Com o delegado da Polícia Federal e coordenador de Proteção à Pessoa (CPP/DIREX/PF), doutor Thiago Marcantonio Ferreira.

"Inteligência e Segurança: aspectos comuns entre a Polícia Federal e a Justiça Eleitoral"

Com o delegado da Polícia Federal e diretor de Inteligência Policial (DIP/PF), doutor Alessandro Moretti.

"A Comunicação na segurança do processo eleitoral e no combate à desinformação"

Com o secretário da Comunicação Social do TRE-PR, Marden Machado, a coordenadora de Comunicação Social, Rubiane Kreuz, e a chefe da Seção de Jornalismo, Melissa Medroni.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania