Economia Notícias

Palestra sobre o futuro da mobilidade é realizada em Maringá

Carros elétricos são o futuro?

Por GMC Online

30/06/2022 às 11:19:27 - Atualizado há

Os carros elétricos já são uma realidade, mas no Brasil ainda são uma pequena parcela. Para ampliar o conhecimento acerca do tema, uma palestra foi realizada na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) para o mercado de marketing e vendas da cidade.


"O futuro da mobilidade é elétrico" foi o tema da palestra ministrada pelo diretor de marketing da Jaguar Land Rover do Brasil, Paulo Manzano, com foco na apresentação do case de marketing da empresa, que desenvolveu projetos de eletrificação.


"A estratégia global e a estratégia local. A gente tem os filmes, a divulgação global, só que a gente adapta muito pro nosso mercado porque tem particularidades né. [?] Nós no Brasil montamos uma equipe com dois pilotos brasileiros, Kaká Bueno e Sérgio Jimenez, fizemos uma série de materiais para mostrar esses pilotos correndo, esse campeonato mundial. Tivemos ações de recorde em interlagos. E tivemos uma ação muito bacana [?] de como trazer a informação sobre os carros elétricos, como é a utilização e o processo de engajamento da audiência até culminar no interesse na geração de um lead, que foi converter em vendas lá no final" diz Manzano.


Segundo Manzano, a falta de informação sobre a mobilidade elétrica no país ainda é grande.


"O carro elétrico, pela natureza dele, onde você gasta eletricidade mas você não tem um ponto de recarga fácil e rápido em qualquer lugar, ajuda a gente a prestar mais atenção em como a gente usa energia, em como a gente usa os recursos e até, o meu caso, se acalmar um pouco mais na direção, ficar um pouco mais tranquilo, deixar a coisa fluir com mais paz. Então, na minha experiência, o carro elétrico me trouxe muita paz de espírito", diz Manzano


"Primeira coisa [para ter carros elétricos no Brasil] falta muita informação [?] As pessoas ainda têm muita dificuldade de entender como que é? tem pessoas que ainda acham que o carro elétrico pode dar choque se estiver chovendo. Como que carrega, quanto tempo demora pra carregar, onde tem os pontos de recarga, o que fazer se acabar a bateria? Falta muita informação, e a gente como marketing tem que fazer essa educação da audiência e dos interessados nos carros elétricos, além da estrutura de recarga que está vindo junto com os carros. Então a cada lançamento, aumentam os pontos de recarga. Tem empresas de energia que já estão trabalhando em pontos de recarga, empresas de estacionamento? Isso tudo está vindo junto com os carros. E a medida que isso for vindo, vai dando mais segurança pro usuário [?] e eles vão se propagar com muito mais facilidade", explica Manzano.


A palestra foi promovida pela ADVB, Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, com o objetivo de levantar o tema entre os profissionais.


"Nós não podemos deixar um tema desse de foram sendo que ele vai compreender toda uma mudança, uma mudança de postura, uma mudança de mentalidade, uma mudança de realidade, por isso que a advb decidiu trazer esse tema [?] e nada melhor que com duas marcas [?] que são referências. Mas, acima de tudo, Maringá está se preparando para essa eletrificação e, se ela quer continuar sendo a melhor cidade do país, ela tem que ter esse preparo, ela tem que ter essa visão de futuro [?] e, antecipando essas tecnologias, ela antecipa uma qualidade de vida pra nós", diz Mattos.


O superintendente de Inovação e Aceleração Econômica de Maringá, Michael Tamura, diz que Maringá é um mercado promissor para a mobilidade elétrica.


"Nós sabemos hoje também da importância das conhecidas ações de sustentabilidade [?] Maringá já tem colecionado diversos títulos relacionados à sustentabilidade [?] e essa, com certeza, é uma das pautas que precisam estar cada vez mais presentes" diz Tamura.


De acordo com o presidente da Software By Maringá, Robson Patroni, evidenciar o assunto acelera os processos para que Maringá se consolide como smart city.


"Tudo que se fala de tecnologia, principalmente da evolução hoje com carros elétricos, com a automação, como os novos postos elétricos que estão começando a vir, o 5g que vem agora, cria todo um ambiente de inovação que nos interessa muito, e Maringá é uma cidade inovadora que quer se transformar numa grande smart city. Então, isso vai nos ajudar a prover alguns dos recursos que nós precisamos para que isso aconteça de forma mais rápida", diz Patroni.


Na avaliação de Manzano, a comercialização de veículos elétricos é um reflexo do que está acontecendo no mundo com relação à sustentabilidade.


"Essa onda é uma consequência do que está acontecendo no mundo, do aquecimento global [?] temos que conter isso. A razão do aumento dessa temperatura é a emissão de gases do efeito estufa, entre eles o CO2, que é produzido por carros à combustão. Então, mais do que falar do carro elétrico em si (porque o carro elétrico é uma tecnologia para nos ajudar a diminuir a emissão de poluentes) é conscientizar o povo a sociedade, nós culturalmente, nossos hábitos, a pensar na sustentabilidade como um hábito diário [?] pra gente preservar nosso planeta, nossos filhos, e as gerações que estão vindo por aí", defende Manzano.


Gislaine Murado, vice-presidente da ADVB Paraná, explica um pouco mais sobre o intuito do evento.


"A ADVB Paraná é uma entidade que representa o mercado de vendas e marketing do Paraná [?] uma instituição com mais de 50 anos de história. [?] A gente tem desenvolvido cada vez mais eventos regionais também, porque, para que a gente possa ter essa força estadual, é muito importante também as ações efetivas das regionais. Então aqui em Maringá, a gente é uma regional bastante atuante, inclusive é a regional que mais escreve cases no tópico de marketing, que é a nossa maior premiação de marketing do estado [?] é uma entidade onde a gente já realizou vários eventos [?] ficamos um tempo sem realizar esses eventos por conta da pandemia, então hoje é um momento especial porque é quando a gente retoma esses eventos regionais aqui em maringá. ë uma forma de fomentar o mercado de marketing e eventos qui da região"diz Gislaine.


O diretor da ADVB regional, Fábio Góis, conta qual a importância de trazer esse assunto para o evento.


"Esse evento aqui representa muito para nós, uma retomada, trazendo um grande nome pro mercado de marketing e vendas. Então, pra nós, é uma satisfação muito grande estar aqui hoje prestigiando esse evento, com tantas pessoas que são referência. Falando de inovação, é muito importante trazer essa questão que está super em alta, que é um caminho sem volta. [?] Eu acho que, num futuro próximo, nós teremos aqui um grande volume de carros elétricos no nosso país", diz Góis.


Foto: CBN Maringá)

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania