PolĂ­cia 63% municĂ­pios paranaenses

63% dos municípios paranaenses não tiveram homicídios no primeiro trimestre

Por Jornal do Sudoeste

17/06/2022 às 08:24:18 - Atualizado hĂĄ
Jornal do Sudoeste

A maioria dos municĂ­pios paranaenses não teve homicĂ­dios dolosos no primeiro trimestre de 2022. O Relatório EstatĂ­stico Criminal da Segurança PĂșblica do ParanĂĄ, divulgado nesta semana pela Secretaria Estadual da Segurança PĂșblica, mostra que em 254 cidades, 63% do total, não houve crime desta natureza, e em outras 84 (21%) houve apenas uma ocorrĂȘncia do crime nos primeiros trĂȘs meses deste ano.

De acordo com o levantamento, houve queda nas mortes violentas na comparação com o mesmo perĂ­odo do ano passado, passando de 555 entre janeiro e março de 2021 para 551 para o primeiro trimestre do ano. A maior redução foi nos casos de latrocĂ­nios (roubos seguidos de morte), que caĂ­ram 53%. No primeiro trimestre do ano passado, foram registrados 17 latrocĂ­nios, contra oito no mesmo perĂ­odo deste ano.

Também houve redução de 40% no nĂșmero de ocorrĂȘncias de lesão corporal com resultado de morte. O nĂșmero caiu de 15 ocorrĂȘncias de lesão corporal entre janeiro e março de 2021, para nove nos primeiros trĂȘs meses de 2022.

Teve ainda uma redução de 9,52% nos casos de feminicĂ­dio em todo o Estado, com 21 ocorrĂȘncias no primeiro trimestre de 2021, contra 19 no mesmo perĂ­odo de 2022. Houve, porém, um pequeno aumento no nĂșmero de homicĂ­dios dolosos, quando hĂĄ intenção de matar, com 523 casos no primeiro trimestre do ano passado e 534 neste ano.

Para o secretĂĄrio estadual da Segurança PĂșblica, Wagner Mesquita, os projetos elaborados para a ĂĄrea e o trabalho integrado das forças de segurança tĂȘm como objetivo intensificar a queda nos Ă­ndices de criminalidade. "Trabalhamos com planejamento para a implementação de novas tecnologias e com o fortalecimento da integração entre as forças policiais para a redução da criminalidade em todo o Estado. Unindo forças, de maneira coordenada, conseguiremos melhorar cada vez mais os Ă­ndices", afirmou.

Pato Branco

Nos 16 municĂ­pios da ĂĄrea de abrangĂȘncia da 5ÂȘ Subdivisão Policial (5ÂȘ SDP) de Pato Branco, também houve redução de homicĂ­dios dolosos. No primeiro trimestre de 2021 foram 15 e no mesmo perĂ­odo deste ano caiu para oito. Em Pato Branco, foram registrados dois homicĂ­dios no primeiro trimestre de 2021 e nos trĂȘs primeiros meses deste ano aumentou para trĂȘs.

O delegado-chefe da 5ÂȘ SDP, Helder Lauria, afirmou que, se for comparado com o nĂșmero de habitantes, o Ă­ndice é baixo. Ele revelou que em Pato Branco tem ocorrido mais crimes passionais, sendo difĂ­cil prever esse tipo de ocorrĂȘncia.

Roubos

A queda na criminalidade também foi perceptĂ­vel no nĂșmero de roubos. Foram 727 ocorrĂȘncias a menos entre janeiro a março deste ano em comparação com o mesmo perĂ­odo do ano anterior, uma redução média de oito roubos por dia.

Ao todo, foram 6.181 roubos nos primeiros trĂȘs meses de 2022, contra as 6.908 ocorrĂȘncias no primeiro trimestre do ano anterior, uma queda de 10,52%. A redução pode ser vista em todas as qualificações do crime de roubo como: à residĂȘncia (-4,9%), a veĂ­culos (-14,50%), ao comércio (-18,75%) e em ambiente pĂșblico (-10,44%). As maiores reduções foram registradas nas regiões de TelĂȘmaco Borba, Rolândia, Apucarana, ParanaguĂĄ, São José dos Pinhais e Ponta Grossa.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo