Grande Curitiba Universidades dos Prefeitos

Governo do Paraná institui a Universidade dos Prefeitos

Gerson Colodel foi um dos escolhidos para representar os prefeitos paranaenses em agenda internacional

Por Jornalista Luciana Pombo

14/06/2022 às 17:16:01 - Atualizado há

O governo do Paraná apresentou o projeto Universidade dos Prefeitos a todos os representantes de associações regionais de municípios paranaenses. A ideia é ampliar a integração entre Estado e municípios para acelerar mecanismos de implementação e acompanhamento local da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Paraná.

Com isto, alguns líderes serão capacitados por meio de um curso híbrido (online e presencial) - com apoio de plataforma desenvolvida pelo Instituto das Nações Unidas para Formação e Pesquisa (Unitar) e pela Organização Mundial da Família (WFO). O curso terá duração de nove meses, com previsão de dois encontros semanais.

O lançamento oficial da plataforma será entre os dias 28 e 30 de junho, na sede das Organizações das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça. Foram escolhidos 40 líderes municipais do Estado e da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Visitas técnicas a órgãos vinculados à ONU complementam o cronograma de atividades. O prefeito de Almirante Tamandaré, Gerson Colodel, foi um dos escolhidos. É a primeira vez que o Município será representado numa reunião da ONU. Na Região Metropolitana também irá fazer parte da comissão o prefeito de Campo Largo, Mauricio Rivabem. "Para nós será de fundamental importância essa integração internacional. Além de discutirmos a Agenda 2030, falaremos sobre trabalho infantil, ações ambientais e financiamentos de projetos a fundo perdido", disse Gerson Colodel.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável compõem a Agenda 2030 – uma agenda de desenvolvimento proposta pela ONU em 2015 para guiar boas práticas dos países para os próximos 15 anos. Ela integra 17 objetivos, entre eles a erradicação da pobreza, igualdade de gênero, energia renovável, educação de qualidade, crescimento econômico. A proposta é que sociedade, empresas e governo atuem juntos para cumprir os objetivos. Segundo dados da UN Sustainable Development Solutions Network (SDSN), cerca de 65% das 169 metas da Agenda 2030 só serão cumpridas com o engajamento de governos regionais e locais.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo