Geral golpe

Golpista escolhe mãe zoeira e leva 'baile' em conversa do WhatsApp

Por Da Redação

02/06/2022 às 20:30:48 - Atualizado há

Um golpista escolheu uma mãe zoeira para tentar levar vantagem em uma conversa pelo WhatsApp, e só perdeu tempo. A curitibana Elizabeth*, mãe de duas filhas, notou o papinho e deu trela, em uma conversa hilária e cheia de ironia. O golpista, fingindo ser o filho que ela não tem, tentava convencê-la a pagar uma conta dele.

Para quem não conhece (que mundo vive?), esse é um golpe que ainda circula entre os malandros, mas já é pra lá de velho. O Zé Pilantra manda mensagem para alguém da sua família, de um celular diferente. O primeiro migué é aquele: 'mudei de número, anota aí'. Na sequência, manda o famigerado 'me dá um dinheiro aí'. Lógico que a promessa é pagar no dia seguinte: que nunca chega. O golpe tá aí, cai quem quer.

Bom, acontece que mãe é um bicho evoluído por si só e Elizabeth faz parte dessa nata. Assim que recebeu a primeira mensagem, já desconfiou. "Nunca tinha acontecido isso comigo por WhatsApp, mas logo que começou o papo eu já notei que aquilo era um golpe. Até porque a gente fica mais atenta porque acontece demais esse tipo de golpe", disse ela ao Portal Nosso Dia.

Tava feita a conversa de milhões. O golpista, fingindo ser filho de Elizabeth, estava pedindo dinheiro para consertar o celular. "Vc já tá com outro celular, nem precisa do velho". Nisso, ela já emendou: "Até esqueci de perguntar, qual dos filhos que tá falando…. são tantos".

Aqui, o safado do golpista estava disposto. "Mais bonito". Elizabeth continuou: "São todos lindos". A partir de agora, só o print para contar a derradeira conversa.

Segundo Elizabeth, a ideia era dar conversa para ver até onde ia a persuasão dos moços. "Tive medo de dar continuidade na conversa e acontecer alguma coisa, mas fora isso dei trela para ver até onde eles iriam. Achei muito primários, achei engraçado o jeito que eles faziam as perguntas, mas já deveriam ter notado que eu estava tirando sarro. Golpistas iniciantes, me diverti muito", brincou.

Não caia

Para ela, nesses golpes via WhatsApp é preciso calma. "Tem que ficar atenta aos detalhes, perguntar coisas que você sabe bem a resposta. Quem cai, não está atento. Não tem foto, número diferente, as respostas vão vazias", garantiu.

E, principalmente, não dê informações suas a quem está do outro lado da tela. "Nessa de responder alguma coisa, eles já descobrem alguma coisa. Não pode", completou a mãe, já PhD em se livrar de golpistas.

*Nome fictício para preservar a mãe, vítima da tentativa de golpe.

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo