Saúde Lifestyle

Probióticos: Como essas bactérias agem no seu intestino?

31/05/2022 às 11:06:32 - Atualizado há

Estudos sugerem que há mais de 100 trilhões de bactérias presentes no intestino de um ser humano adulto. O médico Abrão Abuhab, Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), explica que a microbiota, também conhecida como flora intestinal, começa a se formar logo após o parto. “No primeiro momento, depende de fatores como tipo de parto, aleitamento materno, e interação com o novo mundo fora da barriga da mãe. Mas, posteriormente, será influenciada também pelos hábitos alimentares, atividade física, uso medicações ao longo da vida, entre outras variantes”, acrescenta.

O interesse da população na manutenção da saúde e cuidados pessoais tornou o assunto mais relevante nos últimos anos. Uma busca por ensaios clínicos em humanos no PubMed mostra que foram publicados mais de 1500 ensaios sobre probióticos. A partir dos estudos, inúmeras bactérias, de cepas distintas, com propriedades diferentes foram identificadas.

“Algumas bactérias têm propriedades singulares que podem explicar sua influência em atividades neurológicas, imunológicas e antimicrobianas, mas estas também podem ser comuns a famílias de bactérias (de diferentes cepas). Como, por exemplo, a capacidade de colonizar e equilibrar a flora do intestino, melhorando a saúde do aparelho digestivo”, exemplifica Abrão.

Acredita-se que uma maior proporção de bifidobactérias e lactobacilos indica uma composição microbiana mais “saudável”. Uma vez ingeridos, os probióticos podem ajudar no metabolismo de nutrientes e auxiliar na proteção do intestino contra as bactérias ditas “ruins” devido sua patogenicidade e produção de toxinas. Por serem microorganismos vivos, os probióticos precisam ter condições de armazenamento adequadas e devem ter fórmulas testadas e comprovadas.

Uma boa opção, levando em conta o estilo de vida de cada pessoa, é a suplementação de probióticos em cápsulas. Também é fundamental que a ingestão de probióticos esteja em harmonia com uma alimentação saudável e rica em fibras, que são as principais fontes de alimentos para os probióticos, possibilitando sua sobrevivência no intestino por mais tempo.

Comentários Comunicar erro