Economia Giro

Aumenta busca por vacina contra varíola no País; produção é restrita

Por Da Redação

28/05/2022 às 16:45:34 - Atualizado há

Tementes de um novo surto de varíola no País, brasileiros estão procurando clínicas particulares para tomar a vacina contra a doença.

Um levantamento da Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (Abcvac), feito ao portal O Tempo, mostrou que 73% dos associados relataram aumento pela procura por um imunizante contra a varíola.

+ Especialistas cobram que OMS e governos façam mais contra a varíola

Apesar da procura, nenhuma vacina contra o vírus está disponível no SUS ou nas clínicas particulares. De produção limitada, as doses atendem somente militares que saem em expedição, profissionais de laboratório que manipulam o vírus da varíola e produtores de vacina.

E a produção é restrita porque o vírus da varíola foi erradicado no mundo em 1980. Dessa forma, quem nasceu antes do período, provavelmente tomou vacina contra a varíola.

No entanto, existe uma previsão de especialistas de que a imunidade contra a doença duraria no máximo 30 anos, o que, neste momento, não existiria nas pessoas que foram vacinadas até 1980.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2022 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: [email protected] / 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo