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E-commerce: como definir o preço das entregas no seu negócio?

Por Da Redação

09/05/2022 às 21:12:58 - Atualizado há

Encontrar um valor equilibrado para as entregas é um dos tópicos mais importantes no planejamento se a ideia é atuar com vendas pela internet — um setor que movimentou bilhões em 2021. A cobrança do frete, além de interferir no preço final dos produtos, também pode influenciar e muita na decisão de compra dos consumidores.

Muitas vezes, um cliente é atraído pelo valor atrativo de um celular, por exemplo, no entanto, quando o preço do frete fica acima do esperado, a chance de desistir de fechar o pedido aumenta.

Em contrapartida, a cobrança pode até estimular as vendas se vier com benefícios, como um prazo de entrega mais curto que os concorrentes, por exemplo.

E-commerce: como definir o preço das entregas no seu negócio?
Um frete competitivo pode estimular suas vendas. Imagem: Rido/Shutterstock

Quando feito corretamente, o retorno tende a ser muito positivo, tanto nas finanças quanto para a imagem da sua marca. A boa notícia é que os Correios oferecem a "Consultoria E-commerce", um serviço gratuito para clientes de contrato em que consultores indicam sugestões para as estratégias de frete baseadas em análises sobre redes sociais e da sua loja virtual.

A ideia da iniciativa é fomentar o aumento das visitas nos canais de vendas do empreendedor, seja nas redes sociais ou loja virtual, contribuindo na conversão de vendas.

Essa iniciativa, segundo os Correios, surgiu impulsionada pela intensa digitalização que o mercado passou com a pandemia para fortalecer e desenvolver negócios no meio online.

Leia mais:

Dicas para precificação do frete 

Confira abaixo algumas sugestões dos Correios para oferecer um frete diferenciado no seu e-commerce:

Frete fixo: O lojista estabelece um valor fixo para envio das remessas, sejam elas para todo o território nacional ou para estados/regiões específicos. Para isso, a loja virtual analisa os valores médios de frete e estabelece o fixo, assumindo a diferença;

Frete grátis: Sinônimo de venda quase certa, é o mais querido dos consumidores. Nessa estratégia, o lojista assume integralmente os custos de envio. Pode ser utilizada de forma permanente ou em eventos especiais, como promoções por 24 horas, compras realizadas aos fins de semana ou datas comemorativas. É recomendável definir um valor mínimo de compra para ter acesso ao benefício;

Frete regionalizado: Aquele em que o valor é estabelecido considerando a localidade da entrega de uma encomenda. Varia de acordo com o custo que o lojista deseja assumir. Pode ser setorizado por estados, regiões geográficas, divisas, entre outros;

Frete surpresa: Tipo de frete que pode ser utilizado como estratégia de marketing para cativar o cliente. Se ele escolheu, por exemplo, uma modalidade de entrega econômica no check-out, receber o produto antes do previsto por um serviço expresso, certamente vai surpreendê-lo positivamente.

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Fonte: Olhar Digital
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