Política Educação

Novo ministro da Educação presta esclarecimento sobre crise à Câmara

Por Da Redação

09/05/2022 às 14:10:38 - Atualizado há

O novo ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, Victor Godoy comparece nesta quarta-feira (11) à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados para falar sobre as suspeitas de corrupção dentro da pasta durante a gestão do ex-ministro Milton Ribeiro.

Alvo das investigações, Milton Ribeiro deixou a pasta em 28 de março após denúncias sobre a atuação de pastores que controlavam a agenda de Ribeiro e indicavam prefeituras para a liberação de verbas.

Godoy foi nomeado em de abril. Antes, assumiu a pasta interinamente em substituição a Milton Ribeiro.

Segundo o presidente do colegiado da Educação, Kim Kataguiri (União-SP) o objetivo da ouriços será para pedir esclarecimentos sobre o recente escândalo de denúncias de cobrança de propina do ministério a prefeitos para liberar verbas de educação aos seus municípios.

“Expectativa é que ele esclareça o caso do pedido de propina dos pastores, do sobrepreço em ônibus escolares e kits de robótica, além de falar sobre o plano para recuperar o desastre educacional que foram os últimos três anos”, disse o parlamentar.

Godoy também deve enfrentar questionamentos sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os cortes em universidades e a retomada das atividades pós pandemia.

A comissão de Fiscalização e Controle também aprovou um requerimento do deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) para que o ministro viesse à Câmara. No entanto, a Comissão de Educação acertou a vinda de Godoy sem colocar requerimento em votação.

O colegiado educacional deve investigar as suspeitas e ouvir também o presidente do

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Lopes. A sessão está marcada para 25 de maio.

Nesta segunda-feira (9), Jair Bolsonaro deve se reunir com Victor Godoy. Será o primeiro encontro oficial com o novo ministro.

A reunião acontece na dois dias antes da oitiva na Câmara. Eles se reúnem no Palácio do Planalto.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo