Economia

"Paulo Guedes é mentiroso", diz vice-presidente da Câmara ao criticar redução do IPI

Por Congresso em Foco

07/05/2022 às 08:50:35 - Atualizado há
Congresso em Foco

Uma das pautas prioritárias do ministro Paulo Guedes, a redução nacional da cobrança do IPI é também o seu principal ponto de atrito com as bancadas amazonenses da Câmara e do Senado. Temendo pelo impacto que a medida traria à Zona Franca de Manaus, os parlamentares dialogam há um ano com o governo em busca de soluções que atendam aos interesses dos dois lados. Em meio à negociação, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM), afirma ter perdido a confiança em Guedes após a violação de um acordo com a bancada.

"O ministro Paulo Guedes e a secretária especial Daniella Marques não têm palavra. São mentirosos e não cumprem acordo", declarou o deputado ao Congresso em Foco. Ramos se refere a um acordo firmado em 2021 entre a bancada amazonense e o ministro: os parlamentares votariam a favor do projeto de lei que alterava as regras de cobrança do ICMS sobre combustíveis e, em troca, o governo excluiria produtos fabricados na Zona Franca de Manaus da redução do IPI.

O IPI é um imposto de caráter regulatório sobre produtos industrializados, criado com o intuito de fomentar investimentos em municípios específicos onde não há a sua cobrança. Entre eles, está a Zona Franca de Manaus, principal polo industrial da região norte. Guedes entende que a cobrança do IPI é nociva para o desenvolvimento das demais regiões, enquanto a bancada amazonense teme que, sem ele, investidores do polo industrial de Manaus tirem seus empreendimentos da cidade e levem aos estados do Sul e Sudeste, onde há menor custo de produção.

A exclusão dos produtos fabricados exclusivamente no polo industrial de Manaus era o meio termo encontrado entre bancada e governo: desta forma, a capital amazonense poderia manter seus investidores e o custo do desenvolvimento industrial de outros estados seria reduzido. "Nós demos apoio ao governo na votação, cumprimos a nossa parte do acordo, e até agora não houve a publicação do decreto excluindo a Zona Franca. Então a palavra dos dois não vale nada", relatou Marcelo Ramos.

Sem a confiança em Paulo Guedes, Ramos explica que a estratégia da bancada é judicializar a questão. O deputado chegou a conversar com os ministros Luiz Fux e Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal para apontar as preocupações de seu estado. Apesar de Moraes ter concedido nessa sexta-feira (6) uma medida cautelar excluindo produtos da Zona Franca de Manaus da redução do IPI, o processo ainda deverá ser julgado em plenário.

O Ministério da Economia foi contatado pela reportagem para prestar sua versão do ocorrido e as causas da quebra do acordo. A assessoria de comunicação informou que não irá se pronunciar.

Impacto ambiental

Marcelo Ramos conta que a principal preocupação de sua bancada com a redução do IPI é o impacto que isso traria à preservação ambiental no Amazonas. "O estado do Amazonas tem 96% de sua floresta preservada porque tem uma matriz econômica não agressiva do ponto de vista ambiental. Isso contrasta completamente com o desmatamento do Pará e Rondônia", apontou.

Os dois estados citados adotaram modelos econômicos voltados para a mineração, pecuária e agricultura: setores cuja natureza exige a execução de obras com elevado grau de desmatamento. "Nós não precisamos avançar sobre a floresta justamente porque adotamos um modelo industrial", explica Ramos. O deputado teme que, caso perca esses empreendimentos industriais, a população local se veja forçada a adotar as práticas econômicas dos estados vizinhos.

Marcelo Ramos ainda teme que, caso sejam adotadas as regras desejadas pelo governo para o IPI, outros estados sejam economicamente prejudicados. "O Amazonas é um dos poucos estados da federação com equilíbrio fiscal. Mesmo com a Zona Franca, nós temos um saldo positivo de R$ 9 bilhões: nós pagamos mais do que recebemos de imposto. Esse nosso dinheiro serve justamente para pagar as dívidas de estados que não conseguem atingir esse equilíbrio", ressalta.

O vice-presidente da Câmara considera que o interesse do governo em reduzir o IPI nacional não se dá por interesses estritamente econômicos ou em benefício aos demais estados, mas sim por interesse eleitoral. "A redução do IPI é mero populismo fiscal. O governo está levantando essa bandeira justamente quando estamos próximos das eleições", alertou.

Contraponto nacional

A posição da bancada amazonense sobre a redução do IPI já é vista com preocupação pela Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo. O presidente do grupo, o deputado Alexis Fonteyne (Novo-SP), é favorável a uma redução geral da carga tributária no Brasil, e considera que a manutenção do regime fiscal diferenciado de Manaus é um preço muito caro pago pelos demais estados e municípios.

"A Zona Franca de Manaus é sempre tratada por tributaristas como algo que não pode ser tocado. Só que isso deixa o Brasil refém. Veja o que acontece agora: não podemos reduzir o IPI de todo o país por conta da cidade de Manaus. A cidade ganha uma vantagem competitiva que acaba impedindo a redução tributária no Brasil inteiro. É uma situação inusitada", relatou.

A justificativa de Alexandre de Moraes e o entendimento de Marcelo Ramos de que a redução do IPI é uma tentativa do governo de fazer demagogia fiscal partem, na visão de Fonteyne, de uma conclusão errônea. O deputado afirma que a redução da carga tributária nacional já era prioridade do governo desde o início do mandato, e enxerga o interesse de Guedes em revogar a Zona Franca de Manaus como uma pauta original do ministro.

Fonteyne defende que, no lugar da Zona Franca, o Amazonas passe a explorar vocações relacionadas diretamente às possibilidades da Amazônia. "A vocação da Amazônia não é produzir bicicletas, ar-condicionado ou refrigerantes. Temos um projeto de lei que está parado, do próprio Marcelo Ramos sobre o mercado de carbono, que vai trazer uma fonte de recursos muito maior do que a Zona Franca de Manaus", apontou.

A possibilidade de produção de créditos de carbono a partir da preservação da Amazônia e de exportação desses créditos para empresas do exterior é vista pelo deputado como a principal alternativa ao modelo industrial de Manaus. "A Amazônia é praticamente uma Arábia Saudita reversa. Enquanto no Oriente Médio se extrai o carbono do subsolo para vender e queimar em seguida, a floresta é um carbono sequestrado na superfície e que pode trazer recursos pela simples preservação de sua vegetação", compara.

O acordo da bancada amazonense com o governo para que produtos da Zona Franca de Manaus sejam excluídos do IPI, porém, não deixa de ser visto por Fonteyne como uma alternativa viável ao embate entre governo e parlamentares amazonenses, que emperra as duas pautas. A forma como o acordo foi desenhado, porém, precisa de ajustes em sua opinião. "Precisa ser uma exclusão com prazo determinado. Não dá para viver eternamente nesse modelo subsidiado", defendeu.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo