Geral

SMS lança protocolo da saúde para infecções respiratórias

Por Da Redação

06/05/2022 às 17:43:18 - Atualizado há

Após dados apontarem aumento de 41% no número de internamentos pediátricos no mês de março. A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba divulgou um protocolo de medidas de prevenção para infecções respiratórias. Neste período do ano é comum o aumento da circulação dos vírus causadores das infecções respiratórias, que acabam afetando principalmente as crianças.

De acordo com o Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep), os principais vírus respiratórios circulando são o Sars-CoV-2, Sincicial, Rinovírus e Influenza. Esse aumento também já foi observado nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Em Curitiba o uso de máscara facial segue obrigatório em todos os serviços de saúde e também para pessoas com sintomas respiratórios, independente de positivo para covid-19 ou outros vírus.

Outra ação importante é manter a testagem, em casos de sintomas respiratórios a orientação é ficar em isolamento e realizar o exame. No protocolo, a SMS reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia. Abaixo você confere o protocolo completo com todas as recomendações.

O que diz o protocolo

– O uso de máscara é obrigatório para ingresso e permanência em todos os serviços de saúde de Curitiba.

– Pessoas com sintomas respiratórios devem fazer uso de máscara independentemente do tipo de estabelecimento que ela frequente.

– Manter o calendário de vacinação atualizado, ou seja, com todas as doses em dia.

– Manter a etiqueta respiratória – cobrir boca e nariz com o braço ou lenço de papel ao tossir e espirrar.

– Higienizar as mãos com álcool em gel 70% ou água e sabonete líquido sempre que tocar o nariz, a boca e os olhos, ao tocar em superfícies e objetos possivelmente contaminados.

– Não compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas).

– Disponibilizar álcool em gel 70% em diferentes pontos dos estabelecimentos, principalmente na entrada para utilização por clientes e funcionários.

– Manter os ambientes sempre arejados e ventilados preferencialmente de maneira natural. Em caso de utilização de equipamentos de ar-condicionado, deve-se manter os componentes limpos e com a manutenção preventiva atualizada.

– Manter a limpeza dos ambientes internos e externos principalmente nas superfícies amplamente tocadas, com produtos devidamente regularizados juntos à Anvisa, como água sanitária.

– Pessoas que estejam com sintomas respiratórios ou sejam contatos de casos confirmados de Covid-19 e/ou Influenza devem se manter em isolamento.

– Pessoas com diagnóstico confirmado de covid-19 e Influenza devem cumprir o tempo de isolamento.

– Evitar aglomeração de pessoas principalmente em ambientes fechados. Caso seja imprescindível se manter neste tipo de ambiente, recomenda-se a utilização da máscara.

– Os bebedouros do tipo jato inclinado devem ser adaptados para que somente seja possível o consumo de água com uso de copos ou outros utensílios de uso individual.

– Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e não compartilhar objetos pessoais (talheres, toalhas, pratos, copos e garrafinhas).

– Crianças que apresentarem sintomas respiratórios não devem ir à escola até a melhora.

– Caso a criança apresente o início dos sintomas na escola, deve ser levada a uma sala reservada para aguardar a chegada dos pais ou responsável para buscá-la.

Fonte: BandNews
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo