Política Nota

Congresso promulga piso salarial para agentes de saúde

Por Da Redação

05/05/2022 às 18:34:31 - Atualizado há

Em sessão solene nesta quinta-feia (5), o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional que cria regras para a remuneração de agentes comunitários de saúde e de combate às endemias; e fixa um piso salarial de dois salários mínimos (R$ 2.424) para a categoria.

A proposta nasceu de uma PEC protocolada em 2011 e que levou 11 anos para ser aprovada pelos parlamentares.

O conteúdo deste texto foi publicado antes no Congresso em Foco Insider, serviço exclusivo de informações sobre política e economia do Congresso em Foco. Para assinar, entre em contato com [email protected].

A emenda foi aprovada em março pela Câmara dos Deputados e, na última quarta-feira (4), passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelo plenário do Senado Federal.

A proposta determina que os vencimentos dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias sejam pagos pela União, e que as demais parcelas remuneratórias, como vantagens, auxílios, incentivos e outras gratificações sejam criadas e pagas pelos entes federativos.

O texto também propõe que os valores para pagamento do vencimento sejam consignados no orçamento da União com dotação própria e específica, e fixa o valor mínimo de vencimento desses profissionais em dois salários mínimos.

De acordo com o relator da PEC no Senado, Fernando Collor (PTB-AL), no país, há de 400 mil agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.

“Esses profissionais têm a nobre tarefa de orientar as famílias a cuidar de sua própria saúde e, por consequência, contribuem para a preservação da saúde de toda a coletividade”, defendeu Collor.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo