Economia Nota

Anac revoga autorização para operações da Itapemirim

Por Congresso em Foco

05/05/2022 às 13:32:18 - Atualizado há
Congresso em Foco

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revogou a autorização para operações da Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) no Brasil. Com isso, fica definitiva a proibição das atividades da companhia aérea, que já tinha a sua autorização suspensa desde o final de 2021. A empresa também perdeu, na última quarta-feira (4), o seu Certificado de Operador Aéreo. Os problemas da ITA começaram a ser conhecidos a partir de informações exclusivas do Congresso em Foco.

A decisão da Anac se deu cinco meses após a proibição da ITA comercializar passagens aéreas, condição que só seria revogada caso a companhia conseguisse compensar os clientes prejudicados pelos atrasos e cancelamentos que levaram a empresa ao colapso. A ITA também já não conta mais com aeronaves em sua frota, com todas já devolvidas às respectivas empresas de leasing (aluguel de aeronaves entre companhias).

Na quarta-feira a Itapemirim também foi condenada pela Secretaria Nacional do Consumidor a pagar multa de R$ 3 milhões não apenas pela falha em prestar o serviço pela qual era contratada, como por não cumprir as normas de cancelamento de voo estabelecidas pela Anac.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo