Geral Foz do Iguaçu

Estudantes aprendem a importância da saúde bucal

Por Da Redação

22/03/2022 às 18:16:37 - Atualizado há

Estudantes tiveram como atividades de promoção e prevenção à saúde bucal nas escolas, centros de educação infantil e unidades de saúde

Alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Novo Horizonte tiveram um dia diferente nesta terça-feira (22), com a visita de uma equipe de saúde bucal da Secretaria Municipal da Saúde. Os pequenos puderam aprender brincando a importância da escovação para a prevenção de doenças bucais.

As atividades, conduzidas pela dentista Juliane Otoni e a equipe da UBS do Jardim Carimã, marcaram o Dia Mundial da Saúde Bucal, comemorado oficialmente em 20 de março.

De forma lúdica, os pequenos entenderam os problemas ocasionados pelo excesso de doces e como fazer a escovação adequada, sempre após as refeições. Eles receberam novas escovas de dente e também um desenho para colorir com o dentinho saudável e o dentinho doente (com cárie).

Ao final da programação, eles passaram por avaliações para verificação de cáries ou lesões na cavidade bucal. Caso sejam identificadas doenças bucais, as crianças são encaminhadas a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento odontológico.

“Aqui conseguimos fazer uma avaliação inicial e solicitamos à escola que convoquem os pais a comparecer na unidade de saúde caso seja identificada uma cárie ou lesão. O ideal, nesta faixa etária (4 e 5 anos) é que os pais levem os filhos para consulta pelo menos duas vezes por ano”, explicou.

Conscientização

Para a dentista, a unidade de ensino tem papel fundamental nesta conscientização ao estimular hábitos saudáveis e a criar uma rotina prazerosa com os pequenos, já que algumas crianças apresentam resistências na hora de escovar os dentes. “Os pais também devem ajudar os filhos a cuidar dos dentes e criar bons hábitos para a prevenção de doenças, desde muito cedo”, orienta.

Para o pequeno Gabriel, de 4 anos, a escovação não é um problema. Na aula prática, ele quis escovar os dentes quatro vezes seguidas e disse aos amiguinhos que segue a rotina em casa. Manuela, de 3 anos, entendeu que precisa manter a higiene bucal sempre após as refeições. “E não pode comer muito doce, porque dá cárie”, alertou.

“Em casa, o momento da escovação pode ser estressante para algumas famílias – assim como as visitas ao dentista, muitas vezes temidas pelas crianças. Por isso, é preciso estimular essa rotina, desde a alimentação até a higiene correta da boca”, explica a supervisora técnica em saúde bucal, Soraia Mayane Souza Mota.

Estudantes aprendem a importância da escovação para a prevenção de doenças bucais

Programação

As ações alusivas ao Dia da Saúde Bucal começaram na semana passada e seguirão até o começo de abril em diversas escolas, Cmeis e também nas unidades de saúde. No dia 25 dois Cmeis receberão as equipes de saúde bucal: Soldadinho de Chumbo, no Profilurb I, e Claudio da Silva Lourenço, no Sol de Maio. Haverá contação de histórias educativas sobre a prevenção da cárie e a importância da escovação, além de atividades de pintura sobre a prevenção de doenças bucais. As atividades iniciam às 9h.

Fonte: Cabeza News
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo