Geral Paraná

Desembargador derruba liminar e projeto que quer proibir passaporte vacinal volta a tramitar na Alep

Por Da Redação

21/03/2022 às 21:12:31 - Atualizado há
Magistrado condicionou retorno da tramitação à indicação de novo relator por parte da Comissão de Saúde Pública. Projeto não tem data para chegar ao plenário. Assembleia Legislativa do Paraná

Sandro Nascimento/Assembleia Legislativa do Paraná

O desembargador Ramon de Medeiros Nogueira, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), derrubou a liminar que suspendia a tramitação do projeto de lei que quer proibir a exigência de passaporte vacinal da Covid-19 no estado. O despacho foi emitido no domingo (20).

Decisão liminar suspende tramitação de projeto que quer proibir passaporte vacinal da Covid

Em 9 de março, o magistrado reconheceu violação do regimento interno da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) frente à designação do deputado estadual Márcio Pacheco (Republicanos) como relator do projeto na Comissão de Saúde Pública. Por ser autor de uma emenda substitutiva na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), no entendimento de Nogueira, Pacheco não poderia ter relatado a proposta.

Na nova decisão, o desembargador reverteu a liminar a partir de uma petição do deputado Márcio Pacheco, em que ele diz declinar da relatoria do projeto na comissão temática. A proposta, entretanto, foi aprovada na mesma comissão em sessão no dia 23 de fevereiro. O voto do então relator foi acompanhado quatro deputados, e rejeitado por três.

A liminar que inicialmente suspendeu o projeto atendeu a um pedido dos deputados Arilson Chiorato (PR), Requião Filho (PT), Professor Lemos (PT), Tadeu Veneri (PT), Goura (PDT) e Luciana Rafagnin (PT).

O g1 tenta contato com a Comissão de Saúde da Alep para saber que decisão o órgão tomará frente ao despacho de Nogueira. O deputado Arilson Chiorato, líder da oposição, não se manifestou sobre a reversão da liminar até esta publicação ir ao ar.

Tramitação

Antes da suspensão da tramitação, após passar pela Comissão de Saúde, o texto tinha seguido para análise da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda; da Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais e da Comissão de Educação.

Entenda:

Projeto que proíbe passaporte vacinal da Covid no Paraná é aprovado na CCJ

Comissão de Saúde da Alep aprova projeto que proíbe passaporte vacinal no Paraná

Não há previsão para quando a proposta chegará no plenário para votação de todos os deputados e deputadas.

Assinam o projeto os deputados Ricardo Arruda (PSL), Coronel Lee (PSL), Delegado Fernando Martins (PSL), Delegado Jacovós (PL), Soldado Fruet (PROS) e Gilberto Ribeiro (PP)

Passaporte vacinal no Paraná

Atualmente, a exigência do passaporte vacinal contra a Covid-19 vigora no Paraná, mas apenas em alguns setores. Outros, revertem a exigência do documento, como o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Na educação, por exemplo, das 11 universidades públicas do estado, 10 confirmaram a exigência de passaporte vacinal.

Nas administrações municipais também há registros de cobrança do documento comprobatório.

Relembre:

Projeto que proíbe passaporte vacinal da Covid no Paraná é aprovado na CCJ; veja votação

MP recomenda que escolas de Curitiba exijam comprovante de vacinação dos alunos

Universitária entra com ação para participar de aulas sem comprovar vacinação contra a Covid-19 e tem pedido negado pela Justiça

Guarapuava, na região central, exigiu passaporte vacinal em eventos entre 31 de janeiro de 13 de fevereiro, período em que estava na bandeira laranja de monitoramento da Covid-19.

Relembre: TCE sugere exigência de comprovante de vacinação contra Covid para festas públicas de fim de ano no Paraná

Em dezembro, Matinhos, no litoral, chegou a anunciar a cobrança do passaporte vacinal para entrada no comércio do município, porém, voltou atrás da de decisão menos de um dia após o decreto entrar em vigor.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Veja mais notícias do estado em g1 Paraná.
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo