Saúde G1

Cirurgias para corrigir incontinência urinária em baixa

Por Da Redação

10/03/2022 às 07:23:53 - Atualizado há
Levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia mostra que pandemia reduziu em mais de 60% o número de intervenções em 2021 De acordo com dados obtidos com exclusividade pela Sociedade Brasileira de Urologia em consulta ao Ministério da Saúde, houve uma redução média de 61% no número de internações para tratamento cirúrgico de incontinência urinária em 2021. Em 2019, antes da pandemia, o total de internações foi de 6.735; ano passado, esse número caiu para 2.631. A Região Norte foi a mais impactada, com uma queda de 72% nos procedimentos, seguida pelas regiões Sul (69%), Centro-Oeste (61%), Sudeste (59%) e Nordeste (51%). Os estados com menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) são os que apresentam menor número de cirurgias por milhão de habitantes. No entanto, mesmo nos estados com maior IDH, o número de operações corrigido pelo tamanho da população é bem inferior ao de países com bom desenvolvimento econômico.

Incontinência urinária: o distúrbio atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima dos 40 anos

Bzndenis para Pixabay

O distúrbio atinge 45% das mulheres e 15% dos homens acima dos 40 anos e tem forte impacto na qualidade de vida das pessoas, que até se afastam do convívio social para evitar constrangimentos. O pior é que, apesar de haver diversos tipos de tratamento, boa parte das mulheres – o grupo mais afetado pela disfunção – acredita que a condição faz parte do processo de envelhecimento e nem sequer relata o desconforto. De acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Michigan, quase metade das mulheres acima dos 50 sofre com o problema, mas dois terços não falam sobre isso com seu médico. Por isso, 14 de março foi transformado no dia de conscientização do problema.

A médica Karin Jaeger Anzolch, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Urologia, lamentou que tantas pessoas convivam com a incontinência urinária por anos por desconhecer que existem opções terapêuticas e também pelo medo de serem estigmatizadas: “muitas se isolam e não abordam o assunto com seus parceiros, amigos e médicos. Alguns tratamentos são bem simples, através de fisioterapia e medicamentos, além do controle de volume e horário de ingestão de líquidos”. Ela acrescentou que, nos últimos anos, a entidade vem se mobilizando para se aproximar dos estudantes de medicina com o objetivo de proporcionar aos acadêmicos mais informações sobre a especialidade: “é preciso que os jovens médicos saibam perguntar, acolher e orientar os pacientes”.

Há vários tipos de incontinência urinária e a mais comum é a por esforço, que ocorre durante um acesso de tosse, de risadas, ou quando se carrega peso. É causada pela incapacidade do esfíncter de manter a uretra fechada durante o aumento da pressão abdominal. Já na chamada incontinência urinária de urgência ou bexiga hiperativa, surge uma vontade repentina e incontrolável de urinar durante o dia e à noite – e sua intensidade pode comprometer a qualidade do sono. Além da idade, entre os fatores de risco estão partos difíceis, diabetes, obesidade, doenças neurológicas e cirurgias de próstata. Além da fisioterapia e de medicamentos, o tratamento pode incluir a aplicação de toxina botulínica – o popular botox, que relaxa a musculatura – e cirurgia para implantação de sling, considerado o padrão ouro para as mulheres com incontinência por esforço. Este é um procedimento minimamente invasivo que consiste na introdução de uma fita de polipropileno, ou de tecido do próprio corpo da paciente, por via vaginal, que é posicionada abaixo da uretra, para aumentar a resistência e reduzir a perda de urina. Para os homens, a opção mais indicada é o esfíncter artificial.
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo