Grande Curitiba comentários sexistas

Motorista de ônibus da Grande Curitiba é demitido após comentários sexistas sobre ucranianas.

Por Josianne Ritz

09/03/2022 às 22:08:02 - Atualizado há
 (Foto: Reprodução)

Depois do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), conhecido como "Mamãe Falei", dizer que mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres" em áudio de whatsapp e ter a candidatura "cancelada", um motorista da Linha Pinhais/Rui Barbosa, na Grande Curitiba, foi demitido após fazer comentários sexistas sobre as mulheres ucranianas e haitianas durante um trajeto na noite de domingo (6). O vídeo foi encaminhado à redação Bem Paraná, nesta segunda (7), na véspera do Dia das Mulheres, pela passageira indignada que resolveu filmar com o celular a conversa do motorista com outros dois homens.

"Como era tarde da noite e eu voltava para casa sozinha, sentei perto do motorista para me sentir mais segura e, na verdade, acabei sentindo nojo e até mesmo um pouco de medo, pois perceberam minha presença e não tiveram nenhum receio sobre o que falavam. Eu estava com fone no ouvido e achei as gargalhadas estranhas. Tirei o fone porque fiquei curiosa sobre o que estavam rindo. Aí eu escutei eles falando que conseguiriam bancar várias ucranianas com o salário porque elas estão muito necessitadas e um pouco para cada já seria suficiente. Nisso comecei a gravar", afirma ela.

Entre as falas sexistas, ele diz: "Com o salário de R$ 770 e umas horinhas extras posso pegar duas mulheres ucranianas, levo uma para casa e pra outra digo que será minha amante". Um outro homem provoca, rindo: "As haitianas estão aí um tempão e ele não quis nada" e motorista responde: "Ah, as polaquinhas eu vou buscar".

A série de frases preconceituosas e insensíveis sobre as mulheres ucranianas que sofrem na guerra do outro lado mundo impressiona. "Se me ajudarem com o dinheiro, eu trago mais ou menos umas 400 (ucranianas). Fazemos uma meia água numa invasão para elas. Vou mentir para elas e dizer que é uma fazenda".

Para completar, em uma parte do vídeo, o motorista faz um coração com as mãos e um sinal com as mãos imitando uma vagina que, segundo a passageira, era para uma mulher em um tubo de ônibus.

Demissão e repúdio

Em nota encaminhada à imprensa, a empresa Expresso Azul informou que o motorista foi demitido. "Em relação ao vídeo gravado por uma passageira da linha Pinhais/Rui Barbosa operada por esta empresa, contendo declarações de cunho sexista proferidas pelo motorista do ônibus que fazia o trajeto, a Expresso Azul vem a público para expressar seu total repúdio ao episódio, reafirmar que abomina comportamentos ou manifestações de preconceito, seja de caráter racial, religioso, de gênero ou qualquer outro, por parte de seus colaboradores, e informar que o funcionário que emitiu o deplorável comentário foi imediatamente desligado de nossos quadros, conforme determinam as normas de compliance estabelecidas pela Expresso Azul", diz a nota.

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (COMEC) também encaminhou nota sobre a ocorrência: "A Comec condena o comportamento dos operadores, o qual classifica como inaceitável".

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo