Entretenimento G1

Lollapalooza Berlim já causou crise diplomática entre Rússia e Alemanha; relembre

Por Da Redação

07/03/2022 às 16:56:25 - Atualizado há
Maria Zakharova, porta-voz do governo Putin que ameaça países europeus durante guerra na Ucrânia, já tentou exigir que Alemanha não fizesse Lolla ao lado de memorial soviético em 2016. Maria Zakharova, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, e o festival Lollapalooza de Berlim, que foi realizado sob protestos dela: 'Acreditamos que a realização de eventos em memoriais é inaceitável'

Maxim Shipenkov/Reuters e Divulgação

Maria Zakharova, porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Rússia, tem dado declarações chocantes na guerra na Ucrânia, como ameaçar militarmente Finlândia e Suécia caso tentem entrar na Otan e rotular o governo ucraniano de "bandidos para quem o Ocidente fornece armas".

Antes de ameaçar a Ucrânia e seus vizinhos, Maria já encrencou até com a edição alemã do festival Lollapalooza em 2016. Ela tentou impedir o evento por ser uma "festa sobre túmulos" soviéticos.

Ela é a mesma representante de Putin que se envolveu em uma disputa bem menos dramática, mas que já mostrava a escalada do discurso ultranacionalista e de confronto da Rússia com o Ocidente.

O Lolla começou como um festival itinerante nos EUA em 1991. A partir de 2011, começou a se expandir pelo mundo, ganhando edições no Chile, Brasil, Argentina, Alemanha, Suécia, França e Israel. O Lollapalooza SP 2022 acontece de 25 a 27 de março (veja a programação).

O festival teria sua segunda edição em Berlim em 2016 e seria realizado no Treptower Park, na região oriental da cidade (que já foi controlada pela União Soviética), ao lado de um memorial aos soldados russos que morreram durante a tomada da Alemanha contra o exército nazista em 1949.

Maria Zakharova procurou a a agência estatal de notícias RIA Novosti para anunciar: "Nós expressamos séria preocupação pelas intenções de governantes de Berlim de permitir um festival de rock jovem em setembro desse ano em um memorial".

Para a porta-voz do governo Putin, o público do Lollapalooza Berlim estaria "literalmente dançando sobre túmulos" dos soldados soviéticos de o festival fosse realizado no parque, por isso o governo alemão deveria mudar o local do evento.

Ela subiu o tom e envolveu o Lollapalooza nas memórias da guerra: "Eu não gostaria de pensar que a Alemanha moderna não presta a devida honra aos nossos soldados e não quero que os outros pensem que a gratidão pelos libertadores foi esquecida. Até hoje não tivemos nenhum motivo para duvidar da posição oficial da Alemanha sobre essa questão".

Alemanha e Radiohead não cederam

O governo alemão e a prefeitura de Berlim resolveram ignorar a ameaça e deixaram a resposta para os organizadores locais do Lollapalooza.

"O Lollapalooza Berlim não vai ser realizado no local do Monumento aos guerreiros russos, "disse Tommy Nick, um dos organizadores daquela edição. "Esse não é o plano e nunca foi". Ele explicou que o memorial fica no parque, mas que não fazia parte da área ocupada pelo festival.

Sob protesto russo, o festival aconteceu no Treptower Park mesmo assim. A principal atração era o Radiohead, banda engajada em causas pacifistas e humanitárias, que fez uma grande apresentação. Em 2020, durante a pandemia, eles liberaram o vídeo do show na íntegra no YouTube:

A edição alemã do festival não voltou a ser realizada no parque. Em 2017, ela aconteceu em Brandemburgo, e nos dois anos seguintes, voltou a Berlim, mas no Parque Olímpico da cidade.
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo