Política

Partido de Arthur do Val, Podemos abre processo disciplinar, que pode levar à expulsão de deputado

Por G1

05/03/2022 às 10:32:26 - Atualizado há
Reprodução
Deputado estadual conhecido como Mamãe Falei fez áudios sexistas em que ele diz, entre outras frases, que as ucranianas são "fáceis porque são pobres". A presidente do Podemos, Renata Abreu, mandou instalar um processo disciplinar para que o partido analise a situação do deputado estadual Arthur do Val, após a divulgação de áudios sexistas e preconceituosos em que ele diz, entre outras frases, que as ucranianas são "fáceis porque são pobres".

A presidente do Podemos, Renata Abreu, confirmou o processo ao blog neste sábado (5). Ela pediu uma reunião extraordinária da executiva do partido, ainda sem data e hora. O processo pode levar à expulsão do deputado, que é pré-candidato ao governo de São Paulo. Mas, antes, Arthur do Val será ouvido pelo partido.

'Ucranianas são fáceis, pois são pobres', dizem áudios do deputado 'Mamãe falei'

Além de pressão no partido, Do Val enfrentará deputados e deputadas de outras siglas que já cobram a sua cassação na Assembleia Legislativa de São Paulo.

MBL analisa áudios de Arthur do Val; Moro diz lamentar

Namorada termina relacionamento com deputado pelas redes sociais após declarações

Veja a repercussão das falas sexistas

A deputada estadual Janaina Paschoal (União Brasil) disse ao blog neste sábado que o caso de Do Val é mais grave do que "qualquer caso de machismo que a casa já enfrentou" por ser tratar de uma "questão humanitária"- e defende a investigação da viagem de do Val à Ucrânia como um todo.

Nas redes sociais, a deputada estaduais Isa Penna (PSOL) cobrou que o conselho de Ética da Casa investigue o deputado e casse seu mandato.

Arthur do Val desembarca em SP, confirma autenticidade dos áudios e diz que foi em grupo de amigos

O que diz o deputado

Arthur Do Val disse ter viajado à Ucrânia para enviar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país. Ao voltar ao Brasil, neste sábado (5), o deputado estadual confirmou que são seus os áudios em que fala que mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres".

Nos áudios, que circulam nas redes sociais na sexta-feira (4) e teriam sido enviados para integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), também há outras declarações machistas e misóginas. O deputado estadual teria comparado a fila de refugiadas à fila de uma balada e fez comentários sobre a aparência das mulheres.

"Foi errado o que eu falei, não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro, em um momento de empolgação", disse ele. "Eu fui fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa", afirmou.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo