Geral Brasil de Fato

Presidente da Ucrânia, Zelensky, foge para a Polônia, diz mídia estatal russa

Por Brasil de Fato

04/03/2022 às 11:22:57 - Atualizado há

Com o avanço da ofensiva militar russa, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, deixou a Ucrânia e fugiu para a Polônia. A fuga de Zelensky, caso confirmada, ocorre no 9º dia após a invasão do território ucraniano por tropas russas.

A informação foi publicada pelo deputado Vyacheslav Volodin, presidente da Duma, câmara baixa do Legislativo russo, em seu canal no Telegram, e divulgada pela RIA Novosti, agência de notícias ligada ao Kremilin.

"Zelensky deixou a Ucrânia. Os deputados da Verkhovna Rada [o Parlamento ucraniano] disseram que não poderiam alcançá-lo em Lviv. Agora ele está na Polônia", escreveu Volodin.


Publicação de deputado russo no Telegram, aplicativo de mensagens instantâneas, nesta sexta (4) / Reprodução/Telegram


Mais cedo, um bombardeio russo atingiu a região da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, e autoridades ucraniananas confirmaram que a Rússia tomou o controle da usina.

O lado ucraniano acusa a Rússia de "terror nuclear" e alerta para os riscos de um acidente "pior que Chernobyl". Os russos, por sua vez, justificam o ataque em função de uma "provocação monstruosa" de sabotadores.

O fato ocorreu no dia seguinte ao avanço de negociações diplomáticas. Em um encontro em Belarus, representantes de Rússia e Ucrânia concordaram com o estabelecimento de um corredor humanitário para proteção de civis e com o aprofundamento do diálogo diplomático.

Presidente falou em diálogo com Putin

Mais cedo, ainda na quinta-feira (3), o presidente ucraniano defendeu uma reunião com o mandatário russo, Vladimir Putin, para que um possível cessar-fogo fosse negociado entre os líderes.

"Quero me dirigir novamente ao presidente da Federação Russa. A luta continua por toda a Ucrânia. Vamos sentar à mesa de negociações para impedir as fatalidades humanas", disse Zelensky.

A afirmação foi feita depois de uma declaração do assessor do presidente ucraniano, Mikhail Podolyak, que afirmou que o governo "sempre deixa espaço para negociações", apesar de uma "invasão em grande escala" pelas tropas russas.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania