Economia Geral

A crise hídrica dos últimos anos trouxe mudanças para o agronegócio

Por BandNews

27/02/2022 às 14:39:59 - Atualizado há
Foto: SANEPAR


A crise hídrica que o país inteiro enfrentou nos últimos dois anos deixou legados. No agronegócio, não foi diferente. No campo, a relação entre solo e água é intrínseca e preservar a qualidade do solo nas áreas rurais impacta diretamente na qualidade da água. No Paraná, segundo dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), o agronegócio é responsável por cerca de 35% do PIB (Produto Interno Bruto) estadual e responde por cerca de 6% do PIB nacional.

O estado é o segundo maior produtor de grãos do país. Mas, nos últimos anos, esse cenário ganhou um novo elemento: a crise hídrica. E, de acordo com Bruno Vizioli, que faz parte do Departamento Técnico e Econômico da Federação da Agricultura do Paraná, Sistema Faep/ SENAR-PR, o produtor rural está mais consciente que as mudanças climáticas impactam diretamente na produção e quem preserva mais, sofre menos em períodos de seca:

Bruno explica ainda que os próprios dados coletados durante o período de escassez hídrica mostram que as regiões paranaenses que, mesmo antes da emergência hídrica decretada pelo governo, já tinham o solo mais preservado sofreram menos com a falta de chuvas:

A Sanepar, companhia de saneamento do Paraná, está elaborando um estudo para traçar o diagnóstico de 14 bacias hidrográficas do estado. O projeto vai envolver mais de 5 mil produtores rurais em 26 municípios.

Segundo o diretor de meio ambiente e ação social da Companhia, Julio Gonchoroscky, o mapeamento vai pautar a elaboração de políticas de manejo e identificar os riscos para os mananciais de água utilizados para o abastecimento da população:

No Brasil, preservar os recursos hídricos é lei. De acordo com o sistema nacional de gerenciamento de recursos hídricos, regulamentado pela lei de 1997, prevê punições para quem não atrelar a gestão dos recursos hídricos à gestão ambiental.

Reportagem: Angela Luvisotto

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania