Entretenimento G1

'Mulambo' é palavra racista? Veja o que dizem especialistas sobre expressão usada por Djonga que causou polêmica

Por Da Redação

23/02/2022 às 15:10:02 - Atualizado há
'Não sabia de conotação racista', disse rapper, que se desculpou. Ele recebeu críticas após uma postagem em que chamou flamenguistas de 'mulambos'. Djonga pede desculpas após compartilhar termo racista

Na terça-feira (22) o g1 mostrou o pedido de desculpas do rapper belo-horizontino Djonga (veja vídeo acima) após ter recebido críticas por ter usado a expressão "mulambos", se referindo ao time do Flamengo, durante a disputa da final da Supercopa contra o Atlético-MG, no domingo (20).

"Eu sinceramente não tinha visto mulambos e não sabia que tinha essa conotação racista, e olha que sou professor de história, estou precisando estudar mais (...) E estou aqui para simplesmente pedir desculpas. Eu não preciso explicar quem sou eu ou o que penso sobre racismo, o que luto, isso não vai apagar minha caminhada, minha luta", disse Djonga no vídeo.

LEIA TAMBÉM:

Leitura, conversas e música: saiba como abordar o racismo com as crianças

Rapper Djonga foi criticado após publicação se referindo ao time do Flamengo com termo racista

Redes sociais

Após a polêmica, o g1 conversou com especialista em linguística e um professor de letras para entender: afinal, a palavra "mulambo" tem conotação racista? Veja a seguir o que eles disseram.

'Uso mais comum pode ser racista'

O doutor em linguística e autor do livro Racismo linguístico Gabriel Nascimento, de 30 anos, explicou ao g1 que o uso mais comum da palavra mulambo pode sim ser considerado racista.

"O uso mais comum da expressão mulambo pode ser considerado racista já que ela foi bastante explorada tanto na escravidão quando no pós. O mais comum é usar esta palavra sempre sob a perspectiva que designa pessoas pretas, perspectiva de que essas pessoas não aparecem bem arrumadas", disse.

Gabriel Nascimento é doutor em linguística e escreveu o livro Racismo linguístico.

Redes sociais

Nascimento disse ainda que é preciso identificar os usos que são feitos das palavras e não a expressão por si só. Ele cita como exemplo a personagem que se chama justamente Maria Mulambo, uma mulher humilde, que virou uma entidade em religiões de matriz africana.

"As palavras em si não guardam preconceito, o uso delas sim. As palavras em si não são racistas", explicou.

LEIA TAMBÉM:

Criança negra manda carta para pai em BH e pergunta: 'Se eu fosse branco, você e toda a minha família iam gostar mais de mim?'

'O racismo também chega na linguagem'

Para o professor da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) Aciomar Fernandes de Oliveira, a palavra mulambo está vinculada aos escravizados e foi usada por muitos anos para definir que pessoas negras são maltrapilhas.

"Sempre tem essa conotação de que pessoas negras são maltrapilhas. Alguma cidade do interior se usa com a mesma conotação, pessoas mais velhas também".

Aciomar Fernandes de Oliveira é professor de Letras da Universidade Estadual de Minas Gerais

Arquivo pessoal

Para ele, uma expressão se torna preconceituosa quando causa incômodo ao outro, deprecia o outro.

"A percepção da discriminação cabe a cada pessoa perceber se o que falou, se incomoda o outro, deprecia o outro é a percepção do racismo estrutural. O racismo chega também na linguagem", disse.

Entenda a polêmica

O rapper Djonga pediu desculpas, na tarde desta segunda-feira (21), em uma sequência de vídeos publicados em sua rede social, após ter usado a expressão "mulambo", se referindo ao time do Flamengo, durante a disputa da final da Supercopa contra o Atlético-MG, no domingo (20).

Djonga

Jef Delgado / Divulgação

Após a publicação, no sábado (19), em que ele convidava os seguidores para assistirem à partida "Galo x Mulambos", o rapper recebeu muitas críticas dos seguidores.

Djonga vai cantar no festival Lollapalooza; veja line-up completo

Na publicação de um deles, o blogueiro John Bin, ele fez um vídeo em que disse:

"Pra quem não tá ligado, não existe isso de chamar flamenguista de mulambo esportivamente. Mulambo foi uma palavra que os senhores davam pros escravos".

Só esse post teve quase 50 mil curtidas até a tarde desta terça-feira (22). No post, ele escreveu, em referência à frase que Djonga sempre diz em seus shows: "Fogo nos racistas ta diferente rs"

O rapper, então, respondeu com o vídeo em que diz que está precisando "estudar mais":

"Eu sinceramente não tinha visto mulambos e não sabia que tinha essa conotação racista, e olha que sou professor de história, estou precisando estudar mais (...) E estou aqui para simplesmente pedir desculpas. Eu não preciso explicar quem sou eu ou o que penso sobre racismo, o que luto, isso não vai apagar minha caminhada, minha luta", disse Djonga no vídeo.

O g1 procurou a assessoria do rapper, que disse que ele não se manifestará além desse vídeo.

Veja os vídeos mais assistidos no g1 Minas nesta semana:
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo