Geral Maringá

Maringá Recicla recolhe recicláveis e reutilizáveis neste sábado

Por Da Redação

19/02/2022 às 10:55:29 - Atualizado há
Foto: Reprodução/Luciana Peña/CBN Maringá

O programa Maringá Recicla está recebendo neste sábado cartelas de medicamentos vazias, bijuterias usadas, esponjas de uso doméstico, sucatas eletrônicas, roupas usadas em bom estado de conservação e óleo de cozinha pós-fritura.

São materiais recicláveis ou reutilizáveis.

A população pode entregar o material até 11h30, em frente à Secretaria de Meio Ambiente na Avenida Cerro Azul, número 544.

A entrega é rápida, no sistema drive-thru. Camila Simões tinha uma boa quantidade de resíduos armazenados em casa que agora será descartada de forma correta. “Hoje, eu trouxe eletrônicos que não usamos mais em casa. Esponjinhas usadas. E também trouxe, cartelas e remédios vencidos. É muito bom uma ação como essa. Ficamos acumulando essas coisas em casa, e as vezes não sabemos muito onde levar. Tem o mapinha da prefeitura, mas as vezes não achamos tempo. Quando eu vi que ia ter, vim correndo para me livrar dessas coisas. No drive-thru é mais fácil ainda, é só encostar o carro aqui, rapidinho”, declara Camila.

José Alarcão foi a pé mesmo e entregou à Maringá Recicla um lote de celulares sem uso e que ele não sabia como descartar. “Trouxe celulares e carregadores. Estava em casa há muito tempo, a gente vai juntando. Vai mudando os telefones, vai ficando. E quando a gente faz uma faxina aparece. Não sabia o que fazer com esses materiais, eles estavam lá. E surgiu essa oportunidade, e falei vamos levar para o local certo”, relata Alarcão.

O programa Maringá Recicla está sendo retomado neste sábado, 19, e daqui para frente vai ser realizado todo mês.

Além do drive-thru mensal, existem ecopontos.

A gerente de educação ambiental da Sema, Marisa Ereno, diz que não tem desculpa para descartar resíduos de forma irregular. “Maringá recicla, é um programa que nós estamos realizando aqui em Maringá, desde o ano passado. Onde, uma vez por mês, nós estaremos em algum bairro do município, coletando materiais recicláveis e reutilizáveis”, afirma Marisa.

“É uma oportunidade para que as pessoas possam durante essas quatro semanas, um mês. Estar separando seu material e destinando nesse ecoponto. A Prefeitura não recolhe, o que chamamos de logística reversa. Que devemos devolver ao revendedor. Um deles é a lâmpada florescente, pilhas, baterias. Esses materiais não são recicláveis, eles são materiais contaminantes, e devem ter o destino correto, que é o revendedor”, complementa.

Leia outras notícias no GMC Online

“Para saber quem são esses revendedores e quais os pontos de entrega. […]. Tem um mapa interativo no site da Prefeitura. A gente procurando lá nos banners, na página oficial do município, vamos encontrar o mapa interativo. Na questão onde clicar em resíduos sólidos, será possível ver a destinação, onde são esses ecopontos que são em vários locais da cidade. No caso da lâmpada Florescente, temos aqui em Maringá, 30 pontos que são destinados, que são implantados pela indústria. A indústria que tem realmente a obrigação de receber esse material e dar a destinação correta. […]. Temos que evitar esse descarte irregular, que vai trazer problemas não só pra gente, como também para o meio ambiente”, finaliza.

O próximo Maringá Recicla ainda será divulgado.

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania