Saúde Vacinação de crianças

Notícias falsas têm atrapalhado vacinação de crianças contra a Covid em Maringá, diz prefeitura

Mesmo tendo iniciado a vacinação de crianças com 5 anos no fim de janeiro, cidade tem apenas 28% do público imunizado com uma dose. Secretário diz que imunizantes são seguros.

Por RPC Maringá

12/02/2022 às 14:14:36 - Atualizado há
Dose da vacina pediátrica da Pfizer, em Maringá - Foto: Aldemir de Moraes/Prefeitura de Maringá

A falta de informação e o compartilhamento de notícias falsas estão atrapalhando a vacinação de crianças contra a Covid-19, em Maringá, na região norte do Paraná, segundo a prefeitura. Até agora, apenas 28% da faixa etária entre 5 e 11 anos recebeu ao menos uma dose do imunizante.

Maringá começou a vacinação de crianças com 5 anos sem comorbidades no fim de janeiro. Mais de 57 mil pessoas na faixa etária devem ser imunizadas. Entretanto, até agora, pouco mais de 16 mil se vacinaram.

A operadora de caixa Thais Villas Boas Vioto disse que resolveu esperar um pouco para levar o filho para vacinar, após ler comentários na internet. A mãe, então, resolveu pesquisar mais sobre o assunto.

"Eu até demorei um pouquinho para trazer ele. Mas depois a gente começou a pesquisar e vimos que o importante é vacinar para ficar protegido", contou.

As vacinas são seguras?

O médico cardiologista e secretário municipal de Saúde, Marcelo Puzzi, acredita que a vacinação na cidade poderia estar mais adiantada, já que Maringá foi uma das primeiras no estado a começar a vacinar crianças com 5 anos.

Puzzi reforçou que a vacinação é segura e que não há motivo para preocupação em relação aos efeitos colaterais do imunizante.

"Todos os seus medicamentos têm as suas reações adversas. Temos que ter uma ideia que os efeitos colaterais são pequenos perto dos grandes benefícios que [as vacinas] trazem para a população."


O secretário disse ainda que muitos pais chegam com perguntas que envolvem notícias falsas. Uma delas é que a vacina não seria eficaz e causaria modificação genética, o que é mentira.

"Se existisse qualquer tipo de problema frente às vacinas, nós não estaríamos vacinando. Essa vacina também não seria liberada pela Anvisa", disse.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo