Geral Uncategorized

Com "nova estratégia", Curitiba retoma vacinação de crianças contra a Covid-19 na 2ª feira (31)

Por Da Redação

28/01/2022 às 02:19:31 - Atualizado há
Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Entre quarta (26) e quinta-feira (27), mais de quatro mil crianças de cinco a onze anos foram levadas para receber a vacina contra o coronavírus, aqui em Curitiba, fora da data de convocação. Com a demanda, a Prefeitura anunciou a necessidade de mudar a estratégia de vacinação. Para poder reorganizar a campanha, as crianças não vão ser imunizadas contra o coronavírus, nesta sexta-feira (28), aqui em Curitiba, com a retomada do calendário apenas na segunda (31).

A Prefeitura lembra que a convocação do público para receber a vacina segue critérios como a disponibilidade de doses e a capacidade de atendimento dos pontos de vacinação. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) dedica dez unidades exclusivas para receber as crianças, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Os espaços contam com profissionais, estrutura e logística adequados ao melhor fluxo de aplicação das doses. A Prefeitura sustenta que o “aumento da demanda de pessoas não programadas para receber a vacina dificulta o trabalho e planejamento das equipes”, e impõe a necessidade de mudar a estratégia da vacinação.

A campanha vai ser retomada de forma escalonada, aqui em Curitiba, conforme a data de nascimento. Segunda-feira (31), devem receber a dose crianças que fazem aniversário entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2014. Terça-feira (01), vão ser atendidas crianças que nasceram entre 1º de julho e 31 de dezembro de 2014. A convocação de outras faixas etárias depende da avaliação de estoque ou da chegada de nova remessa de imunizantes. Os locais de vacinação vão receber as crianças de oito da manhã às cinco da tarde.

A Prefeitura de Curitiba diz que, nos dias de convocação de nova faixa etária, não haverá repescagem para as crianças que não compareceram na data prevista. A Secretaria vai estabelecer dias específicos para quem perdeu a data correta.

Confira os endereços no site Imuniza Já, na aba “Locais de vacinação”.

Orientação para a vacinação

A SMS orienta para que os responsáveis façam o cadastro prévio da criança no Aplicativo Saúde Já, essa ação agiliza o fluxo da vacinação. Crianças acompanhadas pelo SUS de Curitiba já estão cadastradas. 

No dia da vacinação é necessário que a criança esteja acompanhada de um familiar ou responsável para a assinatura do termo de consentimento.

Também deverá ser apresentado documento de identificação e CPF da criança, documento de identificação com foto e comprovante de residência em nome do responsável pela criança. 

As orientações detalhadas e a relação das comorbidades pode ser conferida no “Pequeno Manual para vacinação das crianças de 5 a 11 anos em Curitiba”.

Recomendações

A vacina contra a covid-19 para crianças não deve ser aplicada de forma simultânea com imunizantes para outras doenças, a recomendação é de que seja dado um intervalo de 15 dias.

Crianças que testaram positivo para a doença também devem aguardar os intervalos para receber o imunizante, que nesse caso é de 30 dias após a data de início dos sintomas.

A vacinação das crianças com 5 anos e das imunossuprimidas de qualquer idade deve ser feita exclusivamente com o imunizante pediátrico da Pfizer, conforme recomendação da Anvisa.

Após a liberação da agência, o Ministério da Saúde incluiu na última sexta-feira (21/1) a Coronavac na campanha de vacinação contra a Covid-19 para a faixa etária de 6 a 17 anos.

Fonte: BandNews
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes GoianiaDeusas Do Luxo