Sa√ļde Rio de Janeiro

Rio registra alta de 313% em internações e 172% em óbitos por covid-19

Por Agência Brasil

22/01/2022 às 02:22:19 - Atualizado h√°

O Mapa de Risco da Covid-19 divulgado nesta sexta-feira (21) mostra que o estado do Rio de Janeiro voltou a ser classificado como bandeira laranja, o que indica risco moderado para covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado de Sa√ļde, cinco das nove regi√Ķes de sa√ļde do estado (Médio Para√≠ba, Centro Sul, Serrana, Norte e Noroeste) permanecem com risco baixo, a bandeira amarela. J√° as regi√Ķes da Ba√≠a da Ilha Grande, Metropolitana I, Metropolitana II e Baixada Litor√Ęnea est√£o em bandeira laranja, com risco moderado para covid-19.

Os óbitos tiveram aumento de 172%, passando de 18, na semana epidemiológica 52, para 48, na semana epidemiológica 2. J√° as interna√ß√Ķes passaram de 89, na semana epidemiológica 52, para 368, na semana epidemiológica 02, o que representa um aumento de 313%.

Os indicadores apontaram que, no per√≠odo de 11 a 18 de janeiro, a taxa de positividade para Sars-CoV-2 em testes RT-PCR foi de 55%. Nesta quinta-feira (20), a taxa de ocupa√ß√£o de leitos dedicados para casos de covid-19 é de 49% para unidades de tratamento intensivo (UTI), e 42% para enfermaria.

O boletim indica que o aumento repentino na quantidade de resultados positivos dos testes para detec√ß√£o de covid-19 foi identificado a partir de meados da 52¬™ semana epidemiológica (de 26 de dezembro a 01 de janeiro), quando o √≠ndice passou de 1,4%, no fim de dezembro, para mais de 20% nos primeiros dias de janeiro.

"Ainda estamos observando um aumento na curva de casos de covid-19 por causa da circula√ß√£o da variante Ômicron no estado. Essa é uma variante com alta taxa de transmissibilidade no mundo todo. Diante deste cen√°rio, acionamos o nosso plano de conting√™ncia e j√° convertemos 54 leitos de enfermaria e 35 de UTI para pacientes com covid-19. Na próxima semana, ser√£o mais 20", informou o secret√°rio de Estado de Sa√ļde, Alexandre Chieppe, que informou também que o governo trabalha para ampliar centros de testagem.

Cada bandeira representa um n√≠vel de risco e um conjunto de recomenda√ß√Ķes de isolamento social, que variam entre as cores: roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo). Os resultados apurados para os indicadores apresentados devem auxiliar a tomada de decis√£o, além de informar a necessidade de ado√ß√£o de medidas restritivas, conforme o n√≠vel de risco de cada localidade.

Testagem

A secretaria esclarece que, neste s√°bado (22) e domingo (23) v√£o funcionar os postos de testagem para a covid-19 instalados nas Unidades de Pronto Atendimento de Bangu, Campo Grande II e Jacarepagu√°, na Zona Oeste, e Tijuca, Penha e Marechal Hermes, na Zona Norte, além do Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERCruz), em Nova Igua√ßu. Os polos localizados no Iaserj e Centro de Atletismo Célio de Barros, no Maracan√£, e nos PAMs de Cavalcanti e Coelho Neto e Policl√≠nica Piquet Carneiro ficar√£o fechados, retornando o atendimento na segunda-feira (24).

O atendimento nesses locais é realizado exclusivamente por agendamento online. Caso a pessoa n√£o possa comparecer, o sistema oferece a op√ß√£o de desmarcar o teste, reduzindo, dessa forma, o n√ļmero de faltas.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2022 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo