Geral

Posto de atendimento da Defensoria Pública oferece atendimento jurídico gratuito à população

Por Da Redação

19/01/2022 às 00:01:31 - Atualizado há
Foto: Dálie Felberg/Alep

Tendo como objetivo auxiliar pessoas que mais precisam do poder público, em busca dos seus direitos, mas que não conseguem arcar com os custos de um advogado, foi instalado o posto da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa do Paraná.

Desde que foi inserido na Assembleia em novembro de 2021, já realizou 284 atendimentos e 4 conciliações até o dia 17 de dezembro, entre os mais variados temas. E os números só aumentaram, no início de novembro eram em média 10 atendimentos na semana, um mês depois, os casos atendidos já foram para 60 semanais. Atingindo a marca de 165 atendimentos no final de novembro.

O posto, que fica na entrada do prédio do Plenário, é aberto ao público e o horário de funcionamento é das 9 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A equipe faz o atendimento inicial, com acolhida e escuta da situação, identificação da demanda, orientação jurídica, tentativa de resolução extrajudicial, encaminhamentos aos órgãos e instituições responsáveis pelo atendimento com devido acompanhamento, bem como a prestação de informações processuais administrativas ou judiciais já existentes em nome do cidadão.

Com este projeto, a Assembleia Legislativa em parceria com a Defensoria pretende organizar campanhas de educação em direitos e mutirões de resolução extrajudicial de conflitos, visando facilitar ainda mais o acesso à justiça de famílias que recebem até três salários mínimos por mês e não podem arcar com os custos de um advogado. Conforme a demanda for aumentando, outros advogados deverão se juntar aos profissionais para atuar no posto de atendimento, que, neste primeiro momento, é somente de forma presencial.

Fonte: BandNews
TAGS Geral
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo